Sessão deu a conhecer projeto do “Quarteira EcoLab”

A primeira sessão pública de apresentação do projeto “Quarteira EcoLab”, que tem como objetivo implementar um “Laboratório Vivo para a […]

A primeira sessão pública de apresentação do projeto “Quarteira EcoLab”, que tem como objetivo implementar um “Laboratório Vivo para a Descarbonização” naquela cidade, realizou-se no dia 16 de Outubro, no Centro Autárquico de Quarteira. 

O “Quarteira EcoLab” quer promover a descarbonização de uma área delimitada na cidade de Quarteira, através da implantação de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, promovendo a mobilidade sustentável e a utilização mais eficiente de recursos.

O Município de Loulé já definiu, como área de intervenção para o “Quarteira EcoLab”, a extensão urbana localizada entre a rotunda do Polvo da Avenida Carlos Mota Pinto e a rotunda do Terminal Rodoviário da Avenida Francisco Sá Carneiro.

É aí que serão integradas soluções nos domínios dos transportes e mobilidade, eficiência energética em edifícios, serviços ambientais inovadores e promoção da economia circular, entre outros, «numa lógica de interação entre o Município, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e os cidadãos», explica a Câmara Municipal.

O objetivo é «afirmar-se como um ambiente de baixo carbono, resiliente, acessível, participado e conectado», acrescenta a autarquia louletana.

Esta sessão de apresentação, que contou com a participação de perto de meia centena de munícipes, foi realizada com o objetivo de dar a conhecer o projeto e os desafios do “Quarteira EcoLab” à comunidade, assim como promover o envolvimento e participação da população no mesmo.

Também foi uma oportunidade para recolher contributos já que os participantes puderam deixar as suas sugestões e ideias para o projeto.

No entanto, a autarquia «pretende que todos os interessados possam acompanhar e participar neste processo, nomeadamente moradores, comerciantes, visitantes e demais utilizadores daquele espaço».

Por isso, há dois questionários (um dirigido à população em geral e outro aos comerciantes), através dos quais se pretende ficar a conhecer melhor os hábitos e a opinião de quem reside, trabalha, estuda ou visita o espaço urbano do “Quarteira EcoLab”, no que se refere às temáticas da mobilidade, energia e ambiente.

Os questionários podem ser respondidos em papel, na Junta de Freguesia de Quarteira. Também o pode fazer online. Se morar, trabalhar ou estudar na área do “Quarteira EcoLab” o link é este. Já se tiver um estabelecimento de comércio ou serviços naquela área, o questionário a preencher é este. 

Para responder às perguntas sobre o consumo de eletricidade, água e gás, é necessário que os munícipes tenham consigo a sua fatura anual ou as faturas que incluam a primeira quinzena dos meses de Janeiro, Abril e Agosto.

É possível ainda enviar ideias e sugestões para [email protected].

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, decorrente da sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC de Loulé), e enquadrada numa candidatura ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.

 

Comentários

pub