SEIVA põe o Algarve a pensar na educação e voluntariado ambiental

Cidadania e desenvolvimento sustentável vão estar em foco na Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), que a […]

Cidadania e desenvolvimento sustentável vão estar em foco na Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), que a Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, vão promover entre os dias 23 e 29 de Outubro e que chegará a diversos concelhos da região.

Do programa fazem parte dezenas de iniciativas, desde ações de formação a atividades ligadas à educação e aos voluntariado ambiental, passando por cinema, exposições e pelo 8º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água (ERVAA).

Esta é a primeira vez que a SEIVA se realiza no Algarve. Este evento pretende, segundo os seus organizadores, «mobilizar a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade».

O público alvo são «as comunidades escolares, em particular os docentes do ensino básico e secundário, técnicos da administração pública regional e local, empresas, organizações não-governamentais de ambiente e associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, entre outros».

A SEIVA passará em quase todos os concelhos algarvios, onde serão promovidas ações distintas. Ao longo da semana serão realizados oito seminários/ações de formação, 22 atividades de voluntariado ambiental, 18 Atividades de educação ambiental em diversas escolas, 19 Visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental, será exibido o filme “Right Juice”, de Kristjan Knigge, no âmbito da Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS, haverá duas sessões de curtas-metragens sobre Oceanos e o ODS 2030, poderão ser vistas seis exposições sobre temáticas ambientais e realizar-se-á o ERVAA, que este ano é subordinado ao tema “Cidadania e Desenvolvimento – Estratégias para as Comunidades Escolares”.

Esta última iniciativa está marcada para o dia 25 de Outubro, às 14h30, no Auditório da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro. Os participantes podem contar com conferências e com uma mesa redonda onde se sentarão representantes da Universidade do Algarve, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção Geral de Educação (a confirmar), do Agrupamento de Escolas João de Deus e do Centro de Ciência Viva do Algarve.

As inscrições nas diferentes atividades do SEIVA e no encontro são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser feitas até ao dia 18 de Outubro. Informações sobre como participar nestas ação podem ser obtidas no site do Voluntariado Ambiental para a Água.

Comentários

pub