Polícia Marítima de Faro apreende e devolve ao mar polvos bebés ilegalmente capturados

Vários polvos bebés foram apreendidos e devolvidos ao mar pela Polícia Marítima de Faro, durante uma operação de fiscalização realizada […]

Vários polvos bebés foram apreendidos e devolvidos ao mar pela Polícia Marítima de Faro, durante uma operação de fiscalização realizada no dia 10 de Outubro. Os pequenos polvos tinham sido capturados ilegalmente por um homem que, ao ver as autoridades, fugiu, deixando para trás não só o pescado, como os apetrechos usados para o apanhar.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, nenhum dos polvos imaturos encontrados «ultrapassava as 100 gramas de peso, quando o mínimo previsto legalmente são 750 gramas». «Os polvos foram de imediato devolvidos ao meio marinho», acrescentou.

A AMN lembra que a lei prevê a proibição «de captura ou retenção de peixes, crustáceos e moluscos cujo tamanho seja inferior aos tamanhos mínimos fixados na legislação em vigor, devendo os espécimes ser imediatamente devolvidos às águas, exceto em competições de pesca desportiva».

«Com a presente ação a Polícia Marítima visa contribuir para a promoção da consciência ecológica dos cidadãos, sensibilizando-os para a necessidade da conservação, gestão e aproveitamento sustentável dos recursos naturais marinhos», concluiu.

Comentários

pub