Polícia Marítima apreende 23 quilos de lingueirão apanhado ilegalmente na Ria Formosa

Dois homens que se dedicavam a capturar ilegalmente lingueirão com recurso a equipamento de mergulho, no canal da Fuzeta, concelho […]

Dois homens que se dedicavam a capturar ilegalmente lingueirão com recurso a equipamento de mergulho, no canal da Fuzeta, concelho de Olhão, foram apanhados na quarta-feira, dia 4 de Outubro, pela Polícia Marítima e viram ser-lhes apreendidos os 23 quilos deste bivalve que traziam consigo.

Os dois suspeitos foram intercetados pela polícia quando estavam a desembarcar o lingueirão capturado e o material de mergulho – que também foi apreendido -, no Porto de Olhão.

«Estes elementos são suspeitos de exercerem aquela atividade de forma regular, com fins económicos», segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Os bivalves foram, posteriormente, devolvidos à Ria Formosa «uma vez que não poderão ser sujeitos a consumo por se tratar de zona de apanha classificada como Classe B». «Os bivalves apanhados nesta zona são destinados a depuração, transposição ou transformação em unidade industrial», explicou a AMN.

Por terem apanhado lingueirão com equipamento de mergulho no canal da Fuzeta, os dois homens «incorrem em várias contraordenações pela prática de captura ilegal de bivalves em área proibida e com método de captura proibido».

A operação resultou de uma investigação que está em curso, que visa detetar pessoas que recorram a este tipo de equipamento para pescar ilegalmente.

 

Comentários

pub