Motas de água e jet skis aceleram em Portimão

O Grande Prémio Europeu de Endurance “Aquabike Portugal”, com motas de água e jet skis, realiza-se de 27 a 29 […]

O Grande Prémio Europeu de Endurance “Aquabike Portugal”, com motas de água e jet skis, realiza-se de 27 a 29 de Outubro, em Portimão. 

É a nona vez que a cidade recebe a jornada Internacional de Endurance em motas de água, depois da interrupção em 2016.

O formato será o mesmo de 2015, aberto apenas para os títulos europeus nas categorias de GP1, GP2, GP3 e Veteranos, tanto em jets como nas motas, com a realização de uma manga, no dia 28 de Outubro, de 60 minutos para os jets e de 120 minutos para as motas de água, e outra manga no dia 29, de 60 minutos, para os jets e 180 minutos para as motas.

O paddock principal ficará situado na Zona Ribeirinha de Portimão, junto ao Clube Naval, onde a confirmação das inscrições terá início na sexta-feira (dia 27), das 16h00 às 20h00, no secretariado da prova, estando a manhã do dia seguinte reservado às respetivas verificações de segurança e à habitual reunião de pilotos.

Depois dos preparativos, a partida dos jet skis será dada no areal da Praia da Marina pelas 12h00 de sábado (28 Outubro), em direção à entrada da barra, e decorrerá entre o molhe e a praia da Marina.

Às 14h00 será a vez das motas, com partida também da praia da Marina em direção à praia do Vau, Praia da Rocha e praia da Marina, «durante duas horas de pura adrenalina, sendo os reabastecimentos e mudança de pilotos efetuados na praia da Marina», explica a Câmara de Portimão.

O domingo (29 de Outubro) será idêntico ao dia anterior, com a prova das motas a registar mais uma hora de duração em relação a sábado. A cerimónia da entrega de prémios está agendada para as 17h00, no Clube Naval de Portimão.

No total dos dois dias de prova, os pilotos das motas de água irão percorrer 400 quilómetros e os jets 200 quilómetros, estando em prova representados atletas de vários países, sendo alguns deles campeões nacionais na modalidade Endurance, formando equipas de dois pilotos.

Entre os pilotos confirmados, salienta-se a participação, nos jet skis, dos portugueses Joana Graça, Matteo Valente, Diogo Barbosa, Henrique Rosa Gomes e Sebastião Fragoso, e o espanhol Vicente Cano.

Nas runabouts, o destaque vai para o campeão nacional e ibérico em Endurance Augusto Fernandes, e o campeão Europeu em closed course e Ibérico Christophe Agostinho, que fará dupla com o seu irmão Patrick.

Também vão participar os campeões franceses de endurance Roland Couhet/Araud Bourreau, Thomas Favolini, e os italianos Michele Cadei, Christian Bousquet e Stefano Ciani.

Inscrita no calendário da UIM – União Internacional de Motonáutica, esta prova única do Campeonato da Europa de 2017, é organizada conjuntamente pela Promotora Livre – Associação Náutica Motorizada e Câmara Municipal de Portimão, contando com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Motonáutica e os apoios logísticos do Clube Naval de Portimão e da Marina Portimão.

 

Horários:

28 Outubro – Sábado

10h00 – Reunião Pilotos
12h00 às 13h00 – Corrida Jets
14h00 às 16h00 – Corrida das Motas de água

29 Outubro – Domingo

10h30 às 11h30 – Corrida Jets
12h30 às 15h30 – Corrida das Motas de água
17h00 – Entrega de prémios

Paddock principal – Zona Ribeirinha Portimão, junto ao Clube Naval.
Paddock partida e chegada – Praia da Marina

Comentários

pub