Lagos celebra Dia do Município, com comemorações até 28 de Outubro

Lagos vai uma vez mais comemorar o Dia do Município, celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos. […]

Lagos vai uma vez mais comemorar o Dia do Município, celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos. Além das iniciativas de cariz institucional e protocolar, que marcam este dia 27 de Outubro, terão também lugar outras atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo.

Este ano, a programação das Comemorações do Dia do Município vai decorrer até ao dia 28, e, à semelhança de anos anteriores, destacam-se, no dia 27, as iniciativas de carácter protocolar como o Hastear das Bandeiras, a Sessão Solene, que contará com o momento de Entrega de Medalhas de Mérito Municipal, ou a Missa em Honra de São Gonçalo de Lagos, que este ano terá um novo formato, já que será uma Missa Campal, seguida de Procissão e Bênção do mar e das embarcações.

Para o Feriado Municipal, está ainda prevista, para a parte da tarde, a inauguração, no Centro Cultural de Lagos, da exposição “Dinossauros da Lourinhã em Lagos”.

No Dia do Município, as entradas serão gratuitas nos espaços museológicos municipais (Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte Ponta da Bandeira).

Também o Zoo de Lagos se associa a estas comemorações dando, neste dia, a conhecer seu espaço e projeto de educação e conservação. A entrada, para os residentes no concelho, terá o valor único de 5 euros.

Para o transporte dos visitantes serão disponibilizadas quatro carreiras extra nos transportes públicos «A ONDA».

No Centro Cultural, há a destacar a programação prevista para dia 24, que celebra o 25º aniversário daquele equipamento. O dia será marcado por exposições, um concerto e a tertúlia “CC…o despertar de emoções”, que terá como convidados especiais os antigos e a atual presidente da Câmara, que, ao longo de grande parte destes últimos 25 anos, participaram neste projeto, e onde terão a oportunidade de partilhar o seu testemunho e memória deste período.

O programa termina a 28 de Outubro, com duas iniciativas, no Forte Ponta da Bandeira, a “Fonte de Mulher – Percurso Performativo de Dança no Património” (iniciativa integrada na Festa dos Sentidos), e, à noite, no CCL decorre o 9º.Encontro de Grupos de Música Popular Portuguesa, promovido pela Associação Àmodantiga.

 

Clique aqui para conhecer todo o programa dos festejos.

 

 

Comentários

pub