IPMA prevê fim de Outubro «quente e muito seco» e alerta para o risco de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim de Outubro «quente e muito seco», com subidas […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim de Outubro «quente e muito seco», com subidas de temperatura já esta quinta-feira, 26 de Outubro, e sexta-feira, 27, para valores acima de 30 graus em grande parte do território. 

Associado a estes valores muito elevados da temperatura prevê-se, a partir do dia 27, sexta-feira, uma «intensificação do vento, predominando do quadrante leste, e valores muito baixos da humidade relativa do ar, abaixo de 20% na generalidade do território».

Esta condições meteorológicas, a par de uma situação de seca extrema ou severa e valores extremos de secura dos combustíveis florestais, «irão agravar significativamente o risco de propagação de incêndios florestais, prevendo-se um número elevado de concelhos nas classes de risco de incêndio elevado a máximo», diz o IPMA.

Esta situação meteorológica, explicada pela persistência de um anticiclone sobre o Centro e Sul do continente europeu, «não deverá ter alterações significativas pelo menos por mais uma semana», prevê o IPMA.

De acordo com o site Meteofontes, continuaremos «até ao final da semana com dias de céu pouco nublado, temperaturas a rondar os 28ºC/29ºC no Alentejo e Vale do Tejo, 25ºC no Algarve e 26ºC no litoral Norte».

Comentários

pub