III Encontro Internacional Poesia a Sul é este ano «ainda mais internacional»

O III Encontro Internacional Poesia a Sul realiza-se de 3 a 12 de Novembro, em Olhão, e, «depois do sucesso […]

O III Encontro Internacional Poesia a Sul realiza-se de 3 a 12 de Novembro, em Olhão, e, «depois do sucesso das duas primeiras edições, o evento assume um caráter ainda mais internacional». 

É que o evento vai contar com a presença de convidados de Marrocos, Cuba, Espanha, Brasil, República Dominicana, França, Irlanda, México, Porto Rico, Holanda, Vietname, Turquia, Argentina, Chile, Venezuela e, naturalmente, Portugal.

A lista de participantes (mais de meia centena de poetas, músicos, professores, conferencistas e tradutores, vindos de 16 países) «representa uma oportunidade de divulgação da poesia contemporânea internacional e de contacto direto do público com os escritores que a criam e produzem, num cenário previligiado, como é a cidade de Olhão», diz aquela Câmara Municipal.

O Encontro Internacional Poesia a Sul, que desde de 2015 vem congregando poetas de vários países do mundo, surge, na 3ª edição, «consolidado como um dos importantes festivais literários da atualidade, projeção refletida nas parcerias entretanto estabelecidas com o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe, Marrocos, e o Encontro Literário Internacional Verso Adentro, de Aracena, Espanha».

Esta iniciativa constitui, assim, «uma oportunidade para que, poetas das mais diversas origens e linguagens, se encontrem para 10 dias de intercâmbio, partilha, palestras, debates, mesas redondas, apresentações de livros, leituras, homenagens, exposições e convívio, numa iniciativa que a organização pretende aberta à participação do público em geral».

O Encontro conta com um programa paralelo de animação diversificado e atrativo, a começar pelo espetáculo poético “Impro-vérsatilis”, de Alexis Diaz Pimienta e Charo Martin, marcado para o dia de arranque, às 22h30, no Auditório Municipal, e cuja receita reverte a favor da ADAPO – Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão.

A sessão inaugural está inaugurada para dia 3 de Novembro, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de António Pina, presidente da Câmara de Olhão.

A animação paralela volta a passar pelo Auditório Municipal no sábado, dia 11 de Novembro, às 22h00, com o espetáculo “Poesia Homónima”, de Júlio Resende e Júlio Machado Vaz.

Também este ano, o Poesia a Sul tem encontro marcado com as escolas do concelho, com a iniciativa “Poetas e poemas do mundo”.

 

Comentários

pub