Frade, guia e militar dão a conhecer a Muralha Renascentista de Lagos

O que farão um frade, um guia e um militar na Muralha Renascentista de Lagos, no próximo sábado, 28 de […]

O que farão um frade, um guia e um militar na Muralha Renascentista de Lagos, no próximo sábado, 28 de Outubro, a partir das 15h00? O primeiro vai celebrar a vida religiosa, o segundo fará as primeiras viagens ultramarinas, enquanto o terceiro vai lamentar as condições de combate aos inimigos que assaltam a costa.

Esta será a primeira iniciativa do projeto “Sítios com História”, integrado na programação da associação Vicentina para o 365Algarve, o programa que promove animação cultural em todo o Algarve entre Outubro e Maio.

Quem for à muralha renascentista, poderá encontrar um espetáculo de teatro «em que tudo se realiza integrado no monumento», explicou Sónia Felicidade, da Vicentina, ao Sul Informação. 

O monumento acaba então por ser também protagonista. «Isto é teatro, mas vai buscar a biografia do lugar. O público é interpelado a explorar várias fases históricas de um modo interessante», acrescentou. Estas fases vão desde o século XVI ao século XIX.

Neusa Dias será o rosto desta viagem. Além de ter feito a pesquisa histórica para o espetáculo, é a atriz, natural de Lagos, que vai interpretar as três personagens.

Tudo começa no Auditório Municipal do Parque Dr. Júdice Cabral, «mas depois haverá várias cenas em lugares diferentes, mas próximos».

Nessas cenas, com o frade, o militar e o guia, Neuza Dias vai «chamar a atenção para uma série de situações». Mesmo que nem tudo seja absolutamente verdade, o espetáculo tem muito de real, uma vez que é baseado na «pesquisa histórica, séria e importante».

Auditório Municipal de Lagos, junto às muralhas – foto de Francisco Castelo | CML

Depois, tudo é integrado numa forma de aproximação do público ao local. E como se está a falar de um projeto que faz parte do 365Algarve a ideia é, de certa forma, criar aqui uma oferta turística diferente, num espetáculo também ele peculiar, pois é criado para um monumento em particular.

E até vai haver «uma forma de aproximação de público estrangeiro». Como? Quem o quiser descobrir, terá de ir ao espetáculo para descobrir. Certo é que haverá, por vezes, «alguma interação com o público».

Quanto a expetativas… «vamos ver». «Há uma grande aposta da nossa parte. Estamos a falar de projetos que, no futuro, devem ser sustentáveis», referiu Sónia Felicidade.

Para o ano haverá, em Março, mais um “Sítios com História”, iniciativa integrada no programa “Momentos Fantásticos com Património”, na Muralha de Lagos, assim como em Vila do Bispo, mas em Maio, nos Monumentos Megalíticos do Monte dos Amantes.

Por agora, esta iniciativa no sábado, 28 de Outubro, tem bilhetes a 8 euros, sendo que jovens até aos 18 anos não pagam entrada. Os bilhetes podem ser comprados aqui ou no dia do espetáculo, no local.

Comentários

pub