Festival de Órgão do Algarve arranca em Portimão

A 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve arranca no próximo dia 3 de Novembro, num concerto com o […]

A 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve arranca no próximo dia 3 de Novembro, num concerto com o organista António Esteireiro e a participação do Coral Adágio, dirigido pelo maestro António Alves, às 21h30, na Igreja Matriz de Portimão. 

Neste concerto, será apresentada uma obra do compositor alemão Heinrich Schütz, inspirada num salmo religioso.

O concerto seguinte na cidade de Portimão é no dia 10 de Novembro, às 21h30, também na Igreja Matriz, com a organista Daniela Moreira. «Com obras de carácter bastante vivo e contrastante, o programa colocará à prova as potencialidades deste órgão de tubos», diz a Associação Música XXI, promotora da iniciativa. Ambos os concertos são de entrada livre.

Natural de Lisboa, António Esteireiro realizou os seus estudos em Musicologia, Órgão e Música Sacra, em Lisboa, Regensburg, Munique e Bremen. Além de convidado regular dos principais ciclos de concertos e festivais de órgão nacionais, coordenou também vários ciclos de concertos (Integral Messiaen 2010, na Sé Patriarcal, e os Ciclos de Órgão da Basílica dos Mártires e do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa).

Também se apresentou em concerto em vários festivais de órgão europeus, e ainda no Brasil e México. Atualmente leciona no Instituto Gregoriano e na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Órgão e Improvisação.

António Esteireiro

António Alves terminou o Curso Geral de Piano no Conservatório do Algarve e a Licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Completou o Mestrado em História Regional e Local (Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa), tendo defendido a sua tese sobre “A Sé de Faro – Homens e Ação Musical (1716/1738)”. Dedica-se há vários anos à direção coral. É, desde sempre, o diretor artístico do Grupo Coral Adágio, realizando um trabalho pessoal de pesquisa, composição e harmonização.

Além disto, é professor de Educação Musical na Escola E.B. 2/3 D. Martinho de Castelo Branco, em Portimão.

Aliás, o Coral Adágio nasceu em Portimão, em Setembro de 1989. O seu principal objetivo «tem sido a divulgação da música coral de qualidade, no seio de um público muito diversificado, procurando dar resposta às solicitações de inúmeras entidades e organismos», diz a Câmara de Portimão.

Este grupo atua, frequentemente, a convite de pessoas individuais e coletivas, em diversos eventos de índole sócio-cultural, em Portugal e no estrangeiro.

«Do eclético repertório do Grupo Coral Adágio que inclui peças da Renascença à atualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular portuguesa e de outros países, salientamos a missa “Beata Virgine Maria” de Filipe de Magalhães, o “Stabat Mater” de João Rodrigues Esteves (Séc-XVII) e o “Requiem” de Gabriel Fauré», diz a autarquia portimonense.

Já Daniela Moreira iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música de Tomar e no Conservatório de Música de Ourém. Terminou, em 2010, a licenciatura em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, enquanto aluna da classe de órgão do professor João Vaz.

Em 2014, conclui o Mestrado, com o tema “A Função Didática para Órgão do Século XVI à Atualidade”, sob orientação do mesmo professor.

Tem frequentado várias masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, como “V Jornadas de Órgão”, em Santiago de Compostela, “Curso Internacional de Música Antigua de Daroca”, Academia de Órgão em Alkmaar, Holanda, e os “ECHO Days”, em Bruxelas. Entre outros, participa, desde 2011, no Ciclo de Concertos a Seis Órgãos, em Mafra.
É, desde 2008, professora da classe de Órgão do Conservatório de Música de Ourém e Fátima.

Daniela Moreira

No ano passado, cerca de 1500 pessoas assistiram aos 10 concertos de música para Órgão que, durante o final de Outubro e todo o mês de Novembro, animaram várias igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira.

Nesta edição, voltará a haver concertos nestes concelhos. Para ver o programa completo clique aqui.

O objetivo é «continuar a conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pelo Algarve o entusiasmo pelos órgãos históricos», diz a Câmara de Portimão.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA (Rádio Universitária do Algarve) FM.

 

Comentários

pub