Festival de Observação de Aves de Sagres duplicou participantes e teve mais 10 nacionalidades

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza celebrou a sua 8ª edição batendo o seu recorde de […]

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza celebrou a sua 8ª edição batendo o seu recorde de participantes. Este ano, recebeu cerca de 2150 pessoas, mais 1000 que no ano passado.

Bateram-se também novos recordes, como o número de nacionalidades presentes no festival. Este ano foram 39, mais 10 do que em 2016. Além dos países europeus, destacaram-se outras proveniências como Guiana, Nova Zelândia, China, Filipinas, Colômbia e México.

Os participantes usufruíram de cinco dias repletos de atividades dedicadas à Natureza, realizadas em vários pontos de Sagres, entre eles o Cabo de São Vicente, o Forte do Beliche, a Fortaleza de Sagres e a Cabranosa.

Das 250 atividades do programa, algumas merecem destaque por terem sido uma inovação e pela excelente adesão dos participantes. É o caso das viagens de comboio, onde foi contada a história de Sagres, os workshops de música, o observatório móvel, os momentos musicais e aves de madeira distribuídas pelos parceiros e escolas para serem decoradas.

Este ano foram observadas 157 espécies, um número que ainda pode sofrer alterações, e oito delas são consideradas raridades, como a águia-da-pomerânia, o alfaneque e o alcatraz-pardo.

Nesta edição, as espécies observadas pelos participantes foram inseridas na plataforma online PortugalAves/eBird para que estes dados possam ser utilizados para outros fins.

Mas, salienta a organização, «o sucesso de mais uma edição deste festival deveu-se também, em grande parte, aos voluntários e parceiros que colaboraram nesta iniciativa, seja na parte das atividades ou na atribuição de descontos à organização e/ou participantes».

No rescaldo da edição deste ano, começa-se já a pensar na próxima, que irá contemplar, pelo menos, o primeiro fim de semana de Outubro de 2018.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Bispo tem como copromotores a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem.

Golfinhos junto a embarcação de empresa de observação de cetáceos

Comentários

pub