Faro e Olhão associam-se ao exercício “Terra Treme”

Faro e Olhão associam-se ao exercício de prevenção sísmica “A Terra Treme”, a realizar-se esta sexta-feira, 13 de Outubro, às […]

Foto retirada do site de “A Terra Treme”

Faro e Olhão associam-se ao exercício de prevenção sísmica “A Terra Treme”, a realizar-se esta sexta-feira, 13 de Outubro, às 10h13. 

Todos são convidados a participar nesta iniciativa, com a duração de um minuto, durante o qual os participantes executam três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

É que, em caso de sismo, as pessoas devem «baixar-se sobre os joelhos, posição que evita que possa cair, proteger a cabeça e o pescoço, com os braços e as mãos, e procurar abrigar-se, nomeadamente sob uma mesa resistente, e aguardar até que a terra pare de tremer», explica a Câmara de Olhão.

«Este exercício é um ato de cidadania que reclama o nosso empenhamento, pois cidadãos mais bem informados e empenhados na sua própria proteção e segurança contribuem para uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar o risco sísmico», diz, por sua vez, a Câmara de Faro.

Portanto, «é importante que cada um de nós se envolva na promoção e assuma a causa do fortalecimento da cultura de proteção e segurança, pois, como bem testemunhámos pelo evento sísmico ocorrido há dias no México, nenhuma nação ou sociedade está livre deste perigo», acrescenta.

Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, pretendendo envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico.

Além da prática dos três gestos, no minuto definido, este exercício procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.

No Algarve, também Loulé, Silves e Portimão vão participar na iniciativa. Para mais informações sobre o exercício, clique aqui.  

 

Comentários

pub