Faro: Conferência internacional debate fraude online no turismo

A conferência internacional “Um alerta para a fraude online na indústria do turismo” realiza-se no próximo dia 9 de Novembro, […]

Créditos: Depositphotos

A conferência internacional “Um alerta para a fraude online na indústria do turismo” realiza-se no próximo dia 9 de Novembro, a partir das 9h30, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro. 

«A fraude é um crime em ascensão na indústria turística e tem vindo a afetar o aluguer de casas, a compra de bilhetes aéreos e a gerar falsas denúncias de intoxicações alimentares, entre outros tipos de fraude. O impacto para os hoteleiros, operadores e agentes de viagens é elevado», explica o presidente da associação Safe Communities Portugal (SCP), promotora da iniciativa, David Thomas.

Esta iniciativa pretende assim debater os riscos e apresentar medidas preventivas para diminuir o número de fraudes e o seu impacto na atividade turística. A conferência apresentará ainda sugestões para melhorar a construção de sites e a gestão de redes sociais na área do alojamento turístico, de modo a torná-los mais seguros.

O evento apoiado pela TUI e pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal, em Faro, reúne especialistas das diversas forças de segurança do país (PSP, GNR, ASAE, SEF ,CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança), representantes de associações de consumidores, da EUROPOL, da Prevention of Fraud in Travel e de outras entidades do setor turístico.

Para Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), «o setor do turismo está em franco crescimento no país e atrai, por isso, as atenções de todos à medida que os números das dormidas e dos proveitos aumentam».

«A tendência de cometer fraude turística poderá assim ser maior, sobretudo na área do cibercrime, pela característica veloz da Internet e pelo anonimato que esta confere aos utilizadores. Esta conferência vem em boa hora, pois permitirá debater a fraude e encontrar mecanismos de defesa para evitá-la», considera.

De entrada livre, a participação na conferência carece de inscrição obrigatória, através do e-mail [email protected], até dia 6 de Novembro. O evento decorre até às 17h30 e será em inglês e português.

 

Comentários

pub