ARTURb promove visita guiada à arte urbana de Lagos

O ARTURb – Artistas Unidos em Residência, que tem estado a decorrer em Lagos com a presença de artistas de […]

O ARTURb – Artistas Unidos em Residência, que tem estado a decorrer em Lagos com a presença de artistas de vários pontos da Europa, promove, a 21 de Outubro, uma visita guiada à arte urbana da cidade, com partida às 10h30 do Laboratório de Atividades Criativas, o LAC, situado na antiga cadeia.

A inscrição, que é obrigatória, porque implica transporte, custa apenas 5 euros. Deve ser feita para o email [email protected] ou pelo telefone 967218207.

O ARTURb é uma iniciativa promovida pela associação que gere o LAC e que, todos os anos, traz a Lagos alguns dos melhores criadores de arte urbana do mundo, mas também os artistas emergentes.

Ao longo destes sete anos de ARTURb, recorda Nuno Pereira, presidente do LAC, há 30 intervenções murais em toda a cidade e até já há um roteiro turístico para visitar, a pé ou de carro, essas 30 obras de arte urbana que se oferecem ao olhar, às vezes nos locais mais inesperados.

Na visita de sábado, 21 de Outubro, serão dadas a conhecer as intervenções feitas este ano nas paredes de Lagos, pelos artistas convidados –  o português Jorge Charrua, o búlgaro Er’Naste Nasimo, o italiano Mister Thoms e o polaco Czarnobyl.

Na sua edição deste ano, o ARTURb inclui ainda, nos dias 14 e 15 de Outubro, o workshop de stencil com o artista urbano SAMINA. A inscrição custa 20 euros e deve ser feita com o LAC. As inscrições, terminam hoje, dia 10, devem ser feitas através do email [email protected].

A intenção deste workshop de stencil é dar aos participantes as bases para a criação de um trabalho artístico utilizando a técnica de stencil. Todos terão a oportunidade de participar na criação e concretização de um trabalho de média dimensão em parede, aplicando o que lhes foi passado.

Depois de uma apresentação teórica sobre a técnica, os participantes irão realizar um exercício de criação de um stencil baseado no mesmo processo utilizado pelo formador e artista urbano SAMINA. O workshop pretende fomentar a criatividade e tomada de decisão de cada um, através da aplicação dos fundamentos adquiridos anteriormente em uma pintura mural na cidade de Lagos.

Resumindo, os participantes terão oportunidade de saber mais sobre a técnica, realizar um trabalho em conjunto e aplicá-lo em contexto urbano.

Para dia 28, às 22h00, está marcado o encerramento da exposição do ARTURb 2017, com o lançamento do catálogo.

Comentários

pub