Amigos do Museu de Portimão visitaram museu “irmão” em Setúbal

O Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP) promoveu este sábado uma visita ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, […]

O Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP) promoveu este sábado uma visita ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, situado numa antiga fábrica de conservas, em Setúbal, tal como o seu “irmão” algarvio.

A visita, guiada por Luís Catalão, responsável pela Divisão de Museus da Câmara Municipal de Setúbal, começou com uma visita à Fortaleza de S. Filipe (mandada construir por Filipe II), onde se pôde começar a conhecer um pouco mais da rica história da cidade e apreciar a vista sobre o estuário do Sado.

Seguiu-se um passeio pelo Centro Histórico de Setúbal, com destaque para a estátua “marota” do poeta setubalense Bocage. O grupo visitou depois o Mercado do Livramento, cheio de gente às compras na manhã de sábado e com frutas, legumes e sobretudo peixe de alta qualidade, muito bem apresentados e com preços que deixaram os algarvios de boca aberta.

Depois do almoço, na «Taberna Grande» (com choco frito na ementa, como não podia deixar de ser), que quase foi pequena para a grande embaixada portimonense.

De seguida, teve então lugar a visita ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, que ocupa uma antiga fábrica de conservas de peixe, mantendo muitos testemunhos dessa época.

O Museu nasceu para albergar a coleção etnográfica, reunida em 1975 por jovens alunos do Serviço Cívico Estudantil, no âmbito do plano de Trabalho e Cultura, sob a supervisão de um homem que depositou neste projeto todo o seu empenho – Michel Giacometti.

O Museu do Trabalho de Setúbal, que, em homenagem ao seu fundador e após a sua morte em 1991 passou a denominar-se Museu do Trabalho Michel Giacometti, abriu as portas ao público a 18 de maio de 1995. Recentemente, foi alvo de uma profunda reformulação.

O edifício é constituído por cinco andares e está integrado num antigo bairro de pescadores, salineiros e operárias conserveiras que trabalhavam na ex-fábrica Perienes.

O museu dedica-se sobretudo ao património industrial e ofícios urbanos ligados ao comércio, serviços e às antigas fábricas de conserva e litografias sediadas no concelho de Setúbal, possuindo ainda uma coleção de alfaias agrícolas (Michel Giacometti) e de ofícios tradicionais.

Ponto de grande interesse da visita foi ainda a antiga mercearia, que se situava na Avenida da Liberdade (em Lisboa), foi oferecida ao museu setubalense e agora pode ser ali vista. Uma verdadeira viagem ao passado.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub