Aluno da Universidade do Algarve vence prémio em congresso internacional de engenharia

João Duarte Pereira Sardo, aluno finalista do Mestrado de Engenharia Elétrica e Eletrónica da Universidade do Algarve (UAlg), recebeu o […]

João Duarte Pereira Sardo, aluno finalista do Mestrado de Engenharia Elétrica e Eletrónica da Universidade do Algarve (UAlg), recebeu o prémio de melhor artigo para jovens investigadores, apresentado no congresso internacional de engenharia INCREaSE, que se realizou de 11 a 13 de Outubro, no Instituto Superior de Engenharia (ISE) no Campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro. 

O trabalho premiado tem o título ““Portable Device for Touch, Taste and Smell Sensations in Augmented Reality Experiences”.

O objetivo deste trabalho é apresentar um dispositivo portátil capaz de proporcionar sensações de tato, paladar e olfato a uma experiência de realidade aumentada.

Este trabalho está inserido num projeto de investigação desenvolvido numa parceria entre a empresa SPIC – Creative Solutions, em Loulé, e a Universidade do Algarve: o projeto “Mobile Five Senses Augmented Reality System for Museums (M5SAR)”.

Quanto a este projeto em causa visa desenvolver um sistema de realidade aumentada para ser um guia em eventos culturais, históricos e em visitas a museus, complementando ou substituindo a orientação tradicional dada pelos guias, sinais direcionais ou mapas.

O sistema completo consiste numa aplicação para smartphone e num dispositivo físico (o trabalho premiado no congresso), para ser integrado no smartphone de forma a explorar os cinco sentidos humanos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Os sistemas tradicionais de realidade aumentada dão feedback sensorial a apenas dois dos nossos sentidos: a visão e a audição.

Ainda assm, a multimédia multissensorial concentra-se em fornecer comunicações imersivas e em melhorar a qualidade da experiência dos utilizadores.

Assim, o desenvolvimento de um novo dispositivo portátil, que se conecta e adapta ao smartphone, permite ao utilizador sentir toque, cheiro e sabor (além da visão e audição já proporcionadas pelo smartphone), expandindo a experiência digital típica para todos os cinco sentidos.

É ainda de realçar que as soluções atuais relacionadas com o aumento de experiências sensoriais consistem em grandes sistemas de hardware e estão longe de ser portáteis.

Por isso, o desenvolvimento deste novo dispositivo portátil é inovador, tendo já sido protegido com um pedido provisório de patente (mais uma vez numa parceria entre a empresa SPIC e a UAlg).

O novo dispositivo implementado, embora pequeno, adiciona ao sistema de realidade aumentada as experiências do toque, cheiro e sabor, sendo suficientemente flexível para se adaptar aos diferentes tamanhos dos tablets e smartphones dos utilizadores. É alimentado por uma bateria recarregável, o que dá ao módulo a capacidade de manter o sistema a funcionar durante toda uma visita a um museu.

O congresso de engenharia e sustentabilidade no século XXI INCREaSE teve como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento sustentável numa perspetiva multidisciplinar.

Para atingir esse propósito, o evento reuniu diversas áreas da engenharia, aos quais se juntaram outros tópicos também considerados relevantes.

O congresso contou com a apresentação de cerca de 90 trabalhos científicos e apresentações técnicas.

Além disso, houve a participação de mais de 300 autores de 17 países diferentes, que contribuiu para uma discussão global e multidisciplinar de aspetos fundamentais ao desenvolvimento sustentável das sociedades atuais.

Entre as dezenas de trabalhos apresentados, distinguiu-se, então, o vencedor do “Best Paper Award”, um prémio financiado pela Águas do Algarve – Grupo Águas de Portugal.

Comentários

pub