Algarve foi à Argentina mostrar oferta no turismo ativo e «surpreendeu» participantes

A Associação Turismo do Algarve participou no World Travel Adventure Summit, que decorreu entre 15 e 19 de Outubro, na […]

A Associação Turismo do Algarve participou no World Travel Adventure Summit, que decorreu entre 15 e 19 de Outubro, na Argentina, onde apresentou a oferta da região no turismo ativo.

De acordo com a ATA, agência responsável pela promoção turística externa, o Algarve, que marcou presença no evento pela primeira vez, surpreendeu os participantes com a sua oferta neste segmento.

Segundo a ATA, o Adventure Travel World Summit é «um dos principais eventos internacionais dedicado exclusivamente ao turismo ativo» e contou com a participação de cerca de 850 profissionais vindos de todo o mundo.

Esta participação «surge na sequência da crescente aposta que o Algarve tem vindo a fazer na promoção deste segmento e após a ATA se ter tornado, no ano passado, membro da Adventure Travel Trade Association – a maior organização mundial dedicada à promoção desta indústria turística. O objetivo passa por posicionar o Algarve como um destino de eleição para a prática de turismo ativo», explica a associação.

Durante o evento, a ATA «teve a oportunidade de reunir-se com diversos operadores turísticos internacionais da especialidade bem como de assistir a vários seminários dedicados à temática, onde foram abordadas, entre outras, questões como o atual perfil e as motivações do turista de turismo ativo, as principais tendências que se verificam neste mercado (com destaque para a importância de desenvolvimento de um turismo sustentável) ou ainda a apresentação de estratégias e de posicionamentos desejáveis para as empresas de animação turística que se dedicam a este nicho».

Segundo a ATA, a participação no evento permitiu à entidade «fortalecer o seu know-how em relação a este produto e ao visitante que o procura».

A associação diz que «dado o elevado potencial de crescimento deste segmento na região, a aposta no turismo ativo por parte da ATA tem vindo a crescer nos últimos anos, como forma estratégica de aumentar o número de turistas nas épocas intermédias e baixa, uma vez que este tipo de turista evita a época alta».

«Se queremos captar mais turistas durante a época baixa, temos de continuar a trabalhar na promoção da região junto destes nichos de mercado e deste tipo de turista off season», defende Dora Coelho, diretora executiva da ATA.

«A participação do Algarve neste evento foi de extrema relevância, na medida em que tivemos a oportunidade de dar a conhecer aos operadores presentes as condições únicas que a região oferece para a prática do turismo ativo e que fazem do nosso destino uma alternativa diferenciadora face a outros mercados. O feedback que obtivemos foi muito positivo e com alguma surpresa à mistura por parte de alguns operadores que ainda viam o Algarve apenas como um destino de férias de Verão», revela.

Além do Algarve, representado pela ATA e pela Associação Rota Vicentina, a presença nacional fez-se notar também neste World Travel Adventure Summit através da participação de outros destinos como os Açores e de algumas empresas dedicadas a este tipo de turismo.

«É importante que haja uma presença cada vez mais forte e representativa de Portugal neste tipo de ações dedicadas ao turismo ativo, uma vez que são muitas e diversificadas (mas ainda desconhecidas) as valências e as potencialidades que o nosso país tem para oferecer nesta área, de norte a sul e também nas ilhas», afirma Dora Coelho.

«Neste contexto seria interessante assistir-se a uma concertação de esforços, de forma a que todas as regiões pudessem estar representadas numa próxima edição deste evento e em outras iniciativas semelhantes», conclui a responsável.

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