Albufeira lança oficinas terapêuticas para ajudar doentes em fase inicial de demência

A Câmara de Albufeira está a promover oficinas terapêuticas dirigidas a adultos em fase inicial de demência, que visam retardar […]

Crédito: Depositphotos

A Câmara de Albufeira está a promover oficinas terapêuticas dirigidas a adultos em fase inicial de demência, que visam retardar os efeitos desta doença, através da promoção das capacidades cognitivas e funcionais e do estímulo da autonomia. As sessões já começaram no final de Setembro e acontecem às terças e quintas-feiras, no Parque Lúdico, das 14h30 às 16h00.

Segundo a Câmara de Albufeira, esta iniciativa, que perdurará até Junho, pretende dar resposta ao aumento das «doenças crónicas e degenerativas que comprometem cada vez mais a qualidade de vida, nomeadamente ao nível da atenção, memória, capacidade percetiva e espacial, funções executivas e a velocidade de processamento da informação», decorrente do envelhecimento da população.

Estas maleitas «dificultam o dia-a-dia dos idosos e tem consequências graves em termos de saúde pública».

«Consciente da situação, o município de Albufeira pretende dar resposta ao problema a nível local, através da realização de oficinas terapêuticas, que colocam ao dispor da população um conjunto de soluções que visam retardar a evolução da doença, aliviar o sofrimento psicológico e melhorar a qualidade de vida dos idosos com demência», resumiu a autarquia albufeirense.

Os exercícios propostos visam «estimular a função cognitiva a nível individual e em grupo, promover a autonomia em atividades de vida diária, fomentar competências sociais e culturais e prevenir o isolamento», entre outros.

«As intervenções integram Terapia de Orientação para a Realidade (reaprendizagem da informação sobre a orientação no tempo e no espaço), Terapia da Reminiscência (jogos em que os utentes falam das suas experiências passadas, de forma contida e guiada pelo terapeuta), Arte Terapia, Estimulação Cognitiva, entre outras dinâmicas que visam dar resposta às dificuldades sentidas pela população do concelho que sofre deste tipo de patologia», acrescentou a Câmara de Albufeira.

Mais informações podem ser obtidas junto dos serviços de Ação Social do município, através dos telefones 289 599 690 e 289 599 908.

Comentários

pub