Universidade do Algarve também cresce na 2ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior

A Universidade do Algarve (UAlg) cresceu 10% na 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em relação […]

A Universidade do Algarve (UAlg) cresceu 10% na 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em relação aos números do ano passado. No total, 347 novos alunos foram colocados em cursos da UAlg. 

Os resultados, acabados de conhecer, dão uma redução de 30% das vagas sobrantes para a 3ª fase, se comparados com os dados do ano passado. Ou seja: apenas restam 168 vagas para entradas em cursos na Universidade do Algarve.

Por outro lado, há 33 cursos que ficaram lotados, como Psicologia, Biologia Marinha ou Ciências da Educação e Formação, o que representa um crescimento de 30% face ao ano passado.

André Botelheiro, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Protocolo da UAlg, disse ao Sul Informação que estes são números que deixam a academia algarvia «muito contente». «São excelentes resultados, muito animadores, que vêm na senda do crescimento da 1ª fase», acrescentou.

Na altura, a UAlg já tinha registado um crescimento de 8%, com 1165 colocados.

O curso com média mais alta de entrada nesta 2ª fase foi Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, com 148,4, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UAlg.  Esta foi a nota do último aluno a conseguir preencher uma vaga neste curso.

Por seu lado, o curso que teve mais alunos colocados foi Gestão, em regime noturno, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), com 18 novos alunos.

Na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, o curso com mais entradas foi Psicologia (17), sendo também aquele que teve média mais alta (136,1). Na 1ª fase, Psicologia até tinha sido a licenciatura com nota mais alta de entrada da Universidade do Algarve – 137,5.

Já na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Biologia Marinha foi o curso que registou maior entrada de alunos na 2ª fase, num total de 15. A média mais alta, de todos os cursos, vai para Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, com 148,4.

Quanto à Faculdade de Economia, o curso de Gestão de Empresas “bateu” todos os outros em número de estudantes colocados: 15. Ainda assim, a média mais alta foi de Sociologia (128,2).

Por seu turno, a Escola Superior de Educação e Comunicação teve, no curso de Desporto, o maior número de alunos colocados (11), mas foi Ciências da Comunicação a ter média mais alta – 138,9.

Segue-se, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Gestão, em regime noturno, na lista de cursos com mais alunos colocados. Naquela escola, a média mais alta foi, contudo, Turismo, com 134,4.

Quanto à ESGHT de Portimão, Turismo foi o curso com mais entradas (11), assim como com a maior média – 119,9.

Já no Instituto Superior de Engenharia (IST), foi Engenharia Mecânica o curso com mais alunos colocados, apenas 5. No IST, os dados são interessantes. É que Engenharia Civil, curso que não teve nenhum colocado na 1ª fase, teve desta vez um aluno colocado com nota de entrada de 135,6, a mais alta do IST.

De acordo com André Botelheiro, «é bastante expectável que, na 3ª fase, e nos concursos especiais», venham a entrar «mais alunos».

Por fim, na Escola Superior de Saúde, o curso de Farmácia teve 17 colocados, mas a média mais alta vai para Enfermagem (135,6).

Na segunda fase deste concurso, foram colocados, em todas as instituições de ensino superior portuguesas, 9831 estudantes, em complemento com as colocações já divulgados para a 1ª fase, representando um aumento de 2,6% face à mesma fase do concurso nacional de acesso do ano anterior.

Deste modo, no conjunto da primeira e segunda fases, já ingressaram no ensino superior público, através do concurso nacional de acesso, 47173 novos estudantes (+2,9% que em 2016, incluindo estudantes matriculados na 1ª fase e colocados na 2ª fase).

Comentários

pub