Teatro Lethes exibe ciclo de documentários «Palestina Resistência Cultural»

O cinema documental vai estar em destaque no Teatro Lethes, nos dias 8 e 9 de Setembro. O espaço cultural […]

O cinema documental vai estar em destaque no Teatro Lethes, nos dias 8 e 9 de Setembro. O espaço cultural farense vai acolher o ciclo «Palestina Resistência Cultural» e exibir três documentários que focam várias histórias e testemunhos reais.

No dia 8, uma sexta-feira, às 21h30, será exibido o filme “Roadmap to Apartheid”, da portuguesa Ana Nogueira e Eron Davidson (EUA, 2012).

A 9 de Setembro, há uma sessão dupla. Às 21h30, o público poderá assistir ao documentário “Journey of a Freedom Figther”, de Mohammed Moawia (EUA, 2015), filmado no campo de refugiados de Jenin – Freedom Theatre, dirigido pela portuguesa Michaela Miranda. Às 22h15 é exibido o filme  “The Wanted 18”, de Paul Cowan e Amer Shomali (Canadá, 2014).

O ciclo é promovido pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve.

Sobre os documentários:

Roadmap to Apartheid
O filme retrata «a razão pela qual muitos palestinianos sentem que vivem num regime de apartheid e muitas pessoas de todo o mundo concordam com esta perspetiva», segundo a ACTA.

Journey of a Freedom Figther
Rabea Turkman ingressou, como ativista palestiniano, na resistência armada durante a Segunda Intifada e depois disso, aconselhado por um colega da resistência, decidiu juntar-se ao Freedom Theatre no campo de refugiados de Jenin, no seguimento da Amnistia de 2007.

The Wanted 18
Através de uma mistura entre a animação e entrevistas reais, este filme recria «uma surpreendente história verdadeira sobre o exército israelita».

Comentários

pub