Slow J, Van Breda e Ninja Kore atuam na Receção ao Caloiro

 Van Breda, Slow J e Ninja Kore são os destaques do cartaz da Receção ao Caloiro, que começa esta quarta-feira, […]

Slow J. Fotografia de Lukanu Mpsai

 Van Breda, Slow J e Ninja Kore são os destaques do cartaz da Receção ao Caloiro, que começa esta quarta-feira, 20 de Setembro, e dura até dia 28, a realizar-se nas Muralhas de Faro (Casa do Arco do Repouso). 

Para começar há esta noite, às 23h59, uma Monumental Serenata de Abertura, com a “Inversus”, no Largo do Carmo. Na quinta-feira, 21 de Setembro, é dia de Tunas Académicas: Real Tuna Infantina, Feminis Ferventis e Versus Tuna.

Quanto a Slow J, Club Banditz, dupla de DJs de alcance internacional, e o algarvio Galopim sobem ao palco no dia 22 de Setembro (sexta-feira).

Já no dia 23 são “Deejay Telio & Deedz B” – artistas de kizomba, afrobeat e funk – Van Breda (DJ oficial “Swag On”) e Ninja Kore a atuar.

«A Semana de Receção ao Caloiro deve ser valorizada como um todo, e por isso apostámos também nos dias de semana. Conseguimos também juntar o melhor de dois mundos, dando a oportunidade a várias artistas e bandas locais de se projetarem e promoverem o seu trabalho, sendo, alguns destes, também estudantes da Universidade do Algarve. É desta forma que a Academia continuará a aproximar-se da cidade de Faro e da região algarvia em geral», diz Rodrigo Teixeira, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg).

Neste contexto poderão destacar-se a banda farense “Galopim”, bem como o músico de hip-hop farense “Jay Ill”, ambos no dia 22 (sexta-feira), bem como a banda de estudantes da UAlg “Chunky’s”, que atuará no dia 26 (terça-feira).

Durante os dias de semana, domingo e segunda-feira vão ser noites “típicas” de arraial académico com os artistas Ricardo Glória e Rúben Filipe, respetivamente, acompanhados dos DJs “twoXplod” (domingo) e “Jossa” (segunda-feira).

Na terça-feira, dia 26, além da banda “Chunky’s”, haverá a atuação de “Rizzo” (DJ oficial dos “Putzgrilla”). Quarta-feira, dia 27, vai marcar o regresso de Jaimão a Faro, bem como do DJ “Christian F” a terminar a noite.

A Semana de Receção ao Caloiro terminará no dia 28 de Setembro (quinta-feira) com a habitual “Alcoolização dos Perús”, com cerveja à descrição, ficando a cargo de Miguel Azevedo, de DJ André Salgueiro e DJ Mr Kool (DJ residente do antigo “Bar Académico” da AAUAlg).

O facto de a Receção ao Caloiro se realizar nas Muralhas dá uma «sensação de “regresso às origens”, uma vez que este é um local “histórico” para a academia algarvia, no sentido em que algumas das primeiras edições da Semana Académica do Algarve se realizaram neste local», segundo a AAUAlg.

HR

«Acreditamos que a continuidade do local e dos horários da Receção ao Caloiro será benéfica e dará excelentes condições para o evento e, principalmente, para os novos estudantes da Universidade do Algarve desfrutarem da melhor forma. Este “regresso às origens” levará, à semelhança do ano passado, que os novos caloiros conheçam melhor e mais rapidamente Faro, nomeadamente a baixa e a zona histórica da cidade», refere Rodrigo Teixeira.

Qunato aos horários: abertura das portas às 22h00 e encerramento às 3h00, exceto no fim-de-semana (sexta-feira, dia 22, e sábado, dia 23), bem como no último dia, a “Alcoolização dos Perús” (quinta-feira, dia 28).

«Querendo, a AAUAlg e os estudantes, causar o menor impacto sonoro possível à cidade de Faro e aos farenses, colocámos o palco estrategicamente virado para a Ria Formosa, de forma a impedir a propagação do som para a cidade. O feedback apresentado pela Câmara Municipal de Faro à AAUAlg foi extremamente positivo e, devido a isso, iremos continuar esta aposta ganha no ano anterior», de acordo com o presidente da AAUAlg.

Durante o período da Receção ao Caloiro haverá uma carreira temporária, dos autocarros “Próximo”, no sentido de facilitar o transporte para o recinto.

«Apesar de os estudantes nos referirem o seu agrado, no ano passado, relativo à mudança de local da Semana de Receção ao Caloiro para as Muralhas da cidade de Faro, verificámos que o ponto menos positivo da mudança foi o afastamento da zona da Penha, onde grande parte dos estudantes reside. Neste sentido, tivemos iniciativa e procurámos a empresa de transportes locais “Próximo”, que acedeu ao nosso pedido, ficando a AAUAlg muito grata por isso», diz Rodrigo Teixeira.

«Assim sendo, os estudantes que residam quer na zona da Penha ou noutros locais de Faro, como por exemplo junto à Escola Superior de Saúde da UAlg, terão uma forma mais cómoda de se deslocar ao recinto da Semana de Receção ao Caloiro. Mas, os maiores beneficiados serão os estudantes residentes junto ao Campus de Gambelas, que têm como único meio de transporte viável o autocarro. Podemos constatar tal facto no mesmo serviço prestado na Semana Académica e, por isso, será um grande apoio a estes estudantes», acrescenta.

Durante esta semana de receção aos novos estudantes, a AAUAlg não esgota as suas «atividades» na diversão noturna.

«O Gabinete de Desporto da AAUAlg colaborou com a Universidade do Algarve (UAlg), no sentido da organização de atividades de integração dos novos estudantes como Open Day de stand up paddle, canoagem e vela (em parceria com o Centro Náutico da Praia de Faro), bem como um Open Day de Surf e Bodyboard (em parceria com a Associação AMAR e Clube de Surf de Faro)», diz a AAUAlg.

Por exemplo esta tarde haverá fitness, no Campus da Penha da Universidade do Algarve. A AAUAlg organiza ainda um peddy paper noturno pela cidade de Faro, esta noite às 21h00, no Campus da Penha da UAlg, passando por alguns dos pontos mais importantes de Faro e terminando no Largo do Carmo.

No dia 26 de Setembro, terça-feira, realiza-se o mega Desfile do Caloiro e Banho Público, atividade na qual os novos estudantes dos vários cursos da UAlg se apresentam pela primeira vez à cidade, por um percurso que se iniciará no Campus da Penha da UAlg e terminará no Largo de São Francisco.

Haverá também lugar às atividades solidárias, protagonizadas pelos vários cursos, bem como as tradicionais atividades “Missa do Caloiro” e “Sapatada” (27 de Setembro) e “Procissão das Velas” (28 de Setembro).

 

Comentários

pub