Sismo de 8,1 no México foi registado na rede sísmica de Portugal

O sismo de magnitude 8,1 que esta madrugada (hora portuguesa) atingiu o México foi registado em toda a rede sísmica […]

O sismo de magnitude 8,1 que esta madrugada (hora portuguesa) atingiu o México foi registado em toda a rede sísmica nacional, tendo as primeiras ondas sísmicas sido observadas na estação sísmica das Flores, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Às 04h49 UTC (05h49 hora portuguesa; 23h49 hora mexicana, zona centro) desta sexta-feira, dia 8, ocorreu um sismo de magnitude 8,1 a cerca de 70 quilómetros a Sudoeste da costa de Chiapas, no México, no mar, em zona submersa.

Este evento foi sentido nas regiões mais próximas do evento com intensidade máxima de IX. Até este momento, segundo o IPMA, são conhecidas cinco vítimas mortais e vários edifícios ficaram severamente danificados.

Na região onde se localizou este evento, a placa tectónica de Cocos converge com a placa norte-americana com uma taxa de aproximadamente 76 mm/ano.

O terremoto ocorreu como resultado do movimento de uma falha normal, tendo originado um pequeno tsunami, com ondas que atingiram uma altura máxima de 70 centímetros em alguns pontos da costa mexicana de Chiapas.

Foi lançado um alerta de tsunami pelas autoridades locais e regionais, o qual se mantém em vigor para várias outras regiões do Oceano Pacífico.

Comentários

pub