Simpósio Internacional de Escultura volta a Odemira

O Simpósio Internacional de Escultura de Odemira regressa à vila alentejana este domingo, dia 17, e prolonga-se até ao  final […]

Odemira e o vale do Mira

O Simpósio Internacional de Escultura de Odemira regressa à vila alentejana este domingo, dia 17, e prolonga-se até ao  final do mês. Ao longo do evento, seis artistas de diversas nacionalidades vão trabalhar ao vivo junto à Zona Ribeirinha de Odemira. A abertura oficial do Simpósio está marcada para as 18h00, na Igreja da Misericórdia.

A Câmara de Odemira explica que «esta é uma iniciativa bianual, promovida em parceria pela Sopa de Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos, Município de Odemira e Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves de Odemira, que se insere na programação da iniciativa Setembro Cultural».

Segundo a autarquia, «pretende-se que o Simpósio se constitua como uma ferramenta de educação não formal para a comunidade e para os alunos, sendo um espaço de intercâmbio entre países, de promoção da aproximação entre a escola e as artes e um mecanismo de transformação e fruição dos espaços públicos a partir de novos olhares e de novos elementos construídos no local e para o local».

O Simpósio Internacional de Escultura de Odemira, que vai na sua sexta edição, conta com a participação dos escultores Angelo Giovanini, Gonçalo Condeixa, Heitor Figueiredo, Miguel Mascarenhas, Miguel Matos e Thomas Wimmer.

Pela primeira vez, o artista plástico Gonçalo Condeixa, Presidente da Sopa de Artistas e docente, realizará uma peça em conjunto com os alunos do 12º ano de Artes da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves de Odemira.

Também no dia 17 de Setembro, às 18h00, será inaugurada a exposição “Arte no Rio”, na Igreja da Misericórdia, em Odemira, também numa iniciativa da Sopa de Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos. A exposição poderá ser visitada até ao dia 30 de Setembro, de segunda a sábado, sempre durante o período da manhã.

A exposição reúne os trabalhos de pintura e desenho resultantes das edições dos anos anteriores da iniciativa “Arte no Rio”, evento bianual que intercala com o Simpósio de Escultura e que desafia artistas de várias nacionalidades a pintar ao vivo nas ruas de Odemira e na zona ribeirinha.

Comentários

pub