Seis concelhos algarvios juntam-se à Semana Europeia da Mobilidade

Loulé, Lagos, São Brás de Alportel, Albufeira, Olhão e Faro são os concelhos algarvios que vão participar na Semana Europeia […]

Crédito: Depositphotos

Loulé, Lagos, São Brás de Alportel, Albufeira, Olhão e Faro são os concelhos algarvios que vão participar na Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer de 16 a 22 de Setembro. Um passeio de bicicleta solidário, a iniciativa “100 bicicletas na escola” ou a comemoração do Dia Europeu Sem Carros são algumas das propostas. 

Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade faz-se sob um lema: “a partilhar, chegamos mais longe”. «Ao usar transportes partilhados, podemos reduzir as despesas e a nossa pegada de carbono. Melhor do que tudo, podemos conhecer novas pessoas e tornar o nosso dia mais sociável», diz a organização.

 

Lagos:

Em Lagos, ao longo da «semana toda serão desenvolvidas atividades, em parceria com os parceiros estratégicos na área do desporto, associações, empresa municipal, empresas privadas, e Centro Ciência Viva de Lagos, sempre focados no tema de 2017 – A Partilhar chegamos mais longe».

Por exemplo, de 16 a 22 de Setembro, o desafio é que todos deixem o carro em casa, ou partilhem com vizinhos e amigos, registando-se na aplicação Boleia.net.

Além disto, poderá andar nos transportes urbanos de Lagos “A Onda”, ou alugar bicicletas a preços convidativos: 30 % desconto para residentes no concelho de Lagos. O desafio também é direcionado aos alunos do 2º e 3º ciclos e secundário para irem para a escola de bicicleta, skate, patins ou trotineta.

Também será possível nesta semana comprar bicicletas com 20 % desconto para residentes no concelho de Lagos, na loja “Xtreme Lagos”.

No dia 16 de Setembro será realizado um passeio de bicicleta solidário, às 17h00, com partida e chegada na Rua José Ferreira Canelas, onde os participantes, de todas as idades, poderão andar de bicicleta num circuito previamente definido, e ao mesmo tempo ajudar uma associação de solidariedade social da cidade. Após o passeio, haverá um convívio com a participação da Associação de Dança de Lagos.

Para quem precisar, serão dadas, gratuitamente, bicicletas para a atividade. No dia seguinte, em Bensafrim, será realizada uma demonstração de skates e afins pela Academia de Patins, às 16h00.

No mesmo dia, mas em Odiáxere, decorrerá às 17h00, uma caminhada pela História de Odiáxere, com partida do Campo de Futebol.

Quanto a dia 18, haverá, em Lagos, uma palestra por João Moreira, da Clínica Marina Lagus, sobre o tema “Envelhecer Ativamente”, na sede da Junta de Freguesia S. Gonçalo de Lagos, às 19h00.

Dia 19 de Setembro, em Almádena, será realizada, por sua vez, uma demonstração e convívio de skate com barbecue, em que todos os interessados poderão participar, a partir das 17h00, no Skate Parque daquela localidade.

Em Lagos, no mesmo dia, será realizado um rastreio à saúde, pela Cruz Vermelha, entre as 18h00 às 20h00, na Junta de Freguesia S. Gonçalo de Lagos.

E como estas questões também estão relacionados com o desporto e um estilo de vida ativo, no dia 20 haverá uma caminhada “Lagos em Forma”, a partir das 19h30, num percurso de oito quilómetros, com passagem pelo parque “Bio Saudável” da cidade, com partida do Complexo Desportivo Municipal.

Também o Centro Ciência Viva (CCV) de Lagos se associa à iniciativa. No dia 21, das 9h30 às 17h00, haverá atividades sempre com o mote “A partilhar chegamos mais longe”, a realizarem-se no espaço “Dóing” deste CCV.

Tudo termina no Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de Setembro. Em Lagos, os transportes urbanos “A Onda” e o Comboio Turístico serão gratuitos ao longo de todo o dia.

E na viagem nos autocarros terá direito a animação pelo Teatro Experimental de Lagos, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

O complexo “Lagos em Forma” terá um dia aberto, com utilização gratuita do ginásio, piscinas e aulas, mediante disponibilidade. Na Praça do Infante haverá desporto, com aulas de grupo para toda a população, promovidas pelos ginásios da cidade – “Mais Fit” e “XL”.

 

Loulé:

No dia 18 de Setembro, Loulé recebe um workshop sobre acessibilidade universal e mobilidade pedonal, dirigido a técnicos municipais.

Nesta iniciativa, haverá um passeio pela cidade para análise e observação crítica do espaço público, seguida de sessão formativa em sala, com exercício de dimensionamento de espaço público e pedonal. A Câmara de Lisboa é parceira nesta iniciativa.

Já no dia 19, terá lugar o segundo seminário “Loulé Adapta – Mobilidade Urbana”, a decorrer à tarde no Cineteatro Louletano. A iniciativa é dirigida ao público em geral com interesse na temática, com inscrição gratuita mas obrigatória.

Aqui vai-se falar de temas associados à mobilidade pedonal, acessibilidade universal, mobilidade partilhada e novas tecnologias, com a participação de oradores com trabalho de referência nas áreas e partilha de boas práticas e casos de estudo.

Outra das iniciativas “repetentes” é o “Dia 100 bicicletas na escola”, a 20 de Setembro, que vai passar por todas as escolas EB2,3 e secundárias do concelho. O desafio é dirigido à comunidade escolar como forma de incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte para a escola, pretendendo-se reunir nesse dia, 100 bicicletas em cada escola e agrupamento.

Crédito: Depositphotos

A cada um dos participantes na iniciativa será depois oferecido um passe mensal nos transportes urbanos municipais.

No âmbito desta iniciativa será alargado o projeto das bicicletas partilhadas de uso escolar, contemplando a entrega das bicicletas nas escolas EB 1 de Boliqueime e EB 1 de Salir. Esta ação prevê igualmente a criação e melhoramento dos espaços de parqueamento de bicicletas das escolas referidas, assim como a instalação de equipamentos de oficina de manutenção e bomba de ar.

Quanto ao Dia Europeu Sem Carros, será assinalado, das 9h00 às 23h00, na Praça da República, que será encerrada ao tráfego motorizado.

As atividades pedagógicas para público escolar decorrem das 9h00 às 13h00. Haverá a presença do comércio local, nomeadamente de lojas de bicicletas e de segways, com disponibilização de veículos para experimentação ou aluguer, assim como uma “pista sobre segurança rodoviária”, da GNR.

Também ginásios marcarão presença, com demonstrações de exercícios físicos ao ar livre. Quanto à Unidade Móvel do Centro de Saúde, fará ações de sensibilização na ótica da mobilidade física e da mobilidade com limitações, da alimentação saudável e do tabagismo.

Por sua vez, a Biblioteca Municipal terá um atelier de histórias subordinadas à temática. E até haverá um insuflável pedagógico.

Das 18h00 às 23h00, o tempo é “Park(ing) Day – Ocupa o teu lugar na cidade”. Haverá o encerramento ao trânsito da Praça da República, com a ocupação dos lugares de estacionamento e restante espaço público com atividades, exposição e demonstração de diversos produtos e serviços com ligação à temática da mobilidade sustentável.

Com esta iniciativa pretende-se «sensibilizar a população em geral para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo novas formas de usufruto do espaço público e de deslocação em meio urbano».

E o que poderá encontrar naquela iniciativa? Um passeio urbano de bicicleta do grupo “Massa Crítica”, uma caminhada e corrida “Loulé Adapta”, rastreios de saúde, e uma exposição e testdrive de veículos elétricos.

Além disso também serão promovidas atividades de segurança rodoviária, workshops de arte urbana/urban sketchers, a projeção de filmes temáticos. As esplanadas da Praça da República estarão abertas.

 

Faro:

Quanto a Faro, vai assinalar esta Semana Europeia da Mobilidade aderindo ao Dia Europeu Sem Carros.  A ação simbólica, direcionada a alunos do concelho, terá início às 10h00 e consiste numa animação itinerante, com palco móvel, intitulada “Caracol cultural – Arte que deixa rasto”.

Nesta iniciativa vai participar a personagem “o Carteiro”, que proporcionará aos mais jovens um mini-espetáculo de malabarismo cómico.

Neste dia, o tráfego motorizado estará encerrado no núcleo histórico da cidade, entre as 8h00 e as 17h00, passando este local a estar reservado somente para peões, ciclistas e transportes públicos.

Ainda no âmbito destas comemorações, o Centro Ciência Viva do Algarve irá apresentar, às 14h30, a palestra “Investigando a mobilidade em cidades de média dimensão”, dinamizada pela professora Celeste Gameiro, do Instituto Superior de Educação da Universidade do Algarve.

 

Olhão:

Em Olhão, a PSP vai promover a iniciativa Dia Europeu Sem Carros Solidário, no dia 24 de Setembro, entre as 9h00 e as 13h00, no Jardim Pescador Olhanense. Através de atividades desportivas e lúdicas, esta força policial vai promover estilos de vida saudáveis, ao mesmo tempo que angaria verbas para a Associação Oncológica do Algarve.

Do programa faz parte uma marcha com dois percursos, um de 5 e o outro de 8 quilómetros, um passeio de BTT de 15 quilómetros, bem como aulas de spinning, pilates, dança, artes marciais e andebol, abertas a toda a população.

A pensar nos mais novos, será montada uma fun zone, onde serão promovidas diversas atividades.

 

Albufeira:

Albufeira vai assinalar o Dia Europeu sem Carros com uma caminhada noturna, com início às 20h30, em frente aos Paços do Concelho.

Esta iniciativa terá duas vertentes: um percurso com cerca de 11 quilómetros e outro com cerca de 6. A caminhada noturna conta com a colaboração do Grupo de Caminhadas ao Luar e do Clube Desportivo Areias de S. João.

 

São Brás de Alportel:

São Brás de Alportel vai-se associar ao Dia Europeu sem Carros, a partir das 17h30. A iniciativa “São Brás de Alportel – circular é bom todo o ano” realiza-se entre a rotunda da EN2, sentido Alportel, até à rotunda do centenário, e fechará o trânsito automóvel.

Comentários

pub