Rastreios gratuitos do cancro do cólon e reto já avançaram em São Brás de Alportel

Os rastreios gratuitos do cancro do cólon e reto a utentes inscritos no Centro de Saúde de São Brás de […]

Rastreio Cancro do Colon e Reto_ Foto de Arquivo

Os rastreios gratuitos do cancro do cólon e reto a utentes inscritos no Centro de Saúde de São Brás de Alportel, já avançaram. Segundo a Câmara de São Brás, já começaram a ser enviadas «cartas de esclarecimento do processo de rastreio e cartas de marcação para levantamento do kit de recolha de material» para cidadãos com idades entre os 50 e 74 anos, naquele que é um projeto piloto que começará neste concelho e em Faro, mas que deverá ser posteriormente alargado a toda a região.

Os exames serão realizados na Unidade de Saúde de Cuidados na Comunidade de São Brás de Alportel – UCC Al-Portellus e na Unidade de Saúde da Ria Formosa, em Faro, no âmbito do Programa Regional de Rastreio do Cancro do Colon e Reto, lançado pela Administração Regional de Saúde do Algarve em Julho. Só nesta primeira fase, estima-se que o projeto chegue a 7 mil utentes.

A base deste projeto são os rastreios, que visam despistar este tipo de cancro junto dos cidadãos que se encontram na faixa de maior risco.
«Quando as análises revelam informação que aponte para possíveis problemas de saúde, os utentes são rapidamente encaminhados para os especialistas do Centro Hospital Universitário do Algarve», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

No fundo, diz a autarquia, o projeto «funciona como uma “Via Verde” entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde hospitalares nesta área de especialidade médica».

Para a edilidade são-brasense, que aderiu ao projeto «desde a primeira hora», esta é «uma oportunidade importante na área da promoção da saúde e da qualidade de vida da comunidade são-brasense», não só pela componente de diagnóstico, mas pela outra faceta desta iniciativa: a «componente de sensibilização da população alvo sobre hábitos de vida saudáveis e que reduzam os riscos de desenvolvimento desta e de outras doenças».

Comentários

pub