Raio X dos Concelhos: Falta de casas a preços módicos para trabalhadores é «lacuna» de Albufeira

«A falta de alojamento residencial a preços controlados, que permita fixar as pessoas próximas dos locais onde exercem a sua […]


«A falta de alojamento residencial a preços controlados, que permita fixar as pessoas próximas dos locais onde exercem a sua atividade, é uma das grandes lacunas do concelho» de Albufeira, considera José Lourenço dos Santos, administrador do Grupo Luna Hotels & Resorts e presidente da Associação de Promoção de Albufeira (APAL).

Para este empresário, apesar deste “defeito”, «Albufeira é das cidades do Algarve mais agradáveis para viver e trabalhar. Os serviços funcionam de forma satisfatória e reúne as principais condições para se alcançar uma qualidade de vida, incomparavelmente melhor do que noutras cidades congéneres».

Além disso, «ao nível de infraestruturas, têm ocorrido melhorias significativas e a cidade é, na sua generalidade, limpa e arrumada em todos os aspetos».

Partindo dos dados fornecidos pela Pordata e resumidos na infografia que publicamos acima, o Sul Informação pediu a José Lourenço dos Santos que fizesse um retrato do concelho onde reside e trabalha.

Analisando esses dados, o empresário constata que, «sendo o turismo a principal atividade económica do concelho, existe uma evidente corrente migratória da população ativa, devido à sazonalidade, mais propriamente no período de época baixa». Ou seja, quando chega a época baixa e as pessoas deixam de ter trabalho, há muita gente que sai do concelho e regressa às suas terras de origem.

Além disso, há também muitos jovens e suas famílias que saem da região algarvia, para estudar ou procurar melhores condições de vida, «em busca de estabilidade de trabalho e educação para os seus filhos».

Por isso, e partindo da sua experiência empresarial, José dos Santos salienta que «as dificuldades com que as empresas se deparam no recrutamento de recursos humanos é, em meu entender, o mais grave e o maior desafio para a atividade económica do concelho» de Albufeira.

Sendo considerada como a “capital do Turismo”, Albufeira tem registado, segundo o administrador do Grupo Luna Hotels, «um maior dinamismo nos setores ligados à construção e imobiliário residencial e turístico, bem como nas atividades marítimo-turísticas e de lazer».

José dos Santos não tem dúvidas de que «a atividade turística e outras relacionadas são aquelas que mais se destacam na dinâmica empresarial do concelho».

Para mais porque, «nos últimos anos, têm surgido novos equipamentos hoteleiros, que têm contribuído para o aumento da qualidade disponível e para uma melhoria significativa da oferta turística no concelho».

Apesar desta quase monocultura do turismo, considera que «outras atividades há que, depois dos anos difíceis que a classe empresarial atravessou, começam agora a dar sinais de vitalidade, impondo uma maior dinâmica na atividade económica do concelho».

José Lourenço dos Santos, administrador do Grupo Luna Hotels & Resorts e presidente da APAL

Mas se o turismo traz mais dinâmica ao concelho, o facto de Albufeira ser «a cidade mais cosmopolita do Algarve» também encerra, em si, alguns constrangimentos. «Durante os meses de Verão, a cidade sofre um aumento significativo de visitantes, o que por vezes, acaba por retirar aos que nela permanentemente habitam, o sossego e tranquilidade a que estão habituados e desejam».

Outro problema para o qual o também presidente da APAL considera que tem de haver mais atenção, e que considera mesmo «uma das principais fragilidades do concelho», é a questão do «insuficiente acompanhamento por parte das autoridades policiais nos períodos de Verão, nomeadamente entre os meses de Junho a Setembro».

«O aumento da população, sobretudo jovem, altera de forma significativa a rotina do concelho, particularmente nas zonas de animação noturna. Há que ter atenção as crescentes ocorrências que se têm verificado, de forma a não pôr em causa o estatuto que lhe é reconhecido como “Capital do Turismo”», alerta José Lourenço dos Santos.

Quanto ao dia a dia da população, e com reflexos também no turismo, o empresário considera que a questão da mobilidade precisa de maior atenção, «devido à insuficiente rede de transportes públicos existentes».

Sendo presidente da Associação de Promoção de Albufeira, que reúne empresários do concelho, José dos Santos lamenta que o associativismo «não seja uma das prioridades da classe empresarial».

Isto apesar de até existirem «vontades e vozes de personalidades influentes, que têm tentado mobilizar a classe empresarial, no sentido de, em conjunto com outras associações, tentar mobilizar os seus responsáveis com o objetivo de encontrar consensos e objetivos comuns, com vista à defesa dos interesses da atividade do concelho».

Com um olhar atento sobre o município de Albufeira, embora muito voltado para a sua principal atividade económica, José Lourenço dos Santos resume as vantagens competitivas deste concelho: «a situação geográfica do concelho de Albufeira, destacando-se as acessibilidades, devido à proximidade com a A22 e aeroporto, as excelentes praias internacionalmente reconhecidas como das melhores da Europa, a gastronomia de excelência, com alguns dos mais emblemáticos restaurantes localizados junto à costa ou no interior do concelho». A isto acrescenta ainda «uma agenda cultural e de animação muito rica e variada», «durante todo o ano». E destaca: «os festejos de Fim de Ano, por exemplo, são do que melhor se faz, naquele período do ano».

 

 

NOTA: O Sul Informação está a publicar uma série de 16 artigos denominada «Raio-X dos Concelhos», dedicados a cada um dos 16 municípios algarvios.
As infografias, desenvolvidas pelo nosso jornalista multimédia Nuno Costa, usam dados estatísticos da Pordata.
As pessoas escolhidas para comentar os dados em cada um dos concelhos não estão, tanto quanto possível, ligadas a partidos políticos e residem, têm negócios, trabalham ou nasceram nos municípios em causa.

 

Leia também:
Raio-X dos Concelhos: Faro já não é cidade «moribunda» e «dá gozo» viver nela
Raio-X dos Concelhos: Portimão precisa de «diversificar oferta empresarial»
Raio-X dos Concelhos: a «palavra que melhor se cola a Silves será “potencial”. Haja quem o agarre»
Raio-X dos Concelhos: Castro Marim «infelizmente estagnou», mas Reserva Natural é motivo de esperança
Raio-X dos Concelhos: Loulé é rico na estatística, mas continua a ter muita pobreza
Raio-X dos Concelhos: «Qualidade de vida» de Monchique não chega para fixar os jovens
Raio-X dos Concelhos: Viver em São Brás é «excelente», mas faltam emprego e atividades económicas
Raio-X dos Concelhos: Lagos tem «um problema» na fixação de jovens
Raio-X dos Concelhos: Viver em Tavira é «uma experiência interessante com altos e baixos»
Raio-X dos Concelhos: «Grave desertificação» de Alcoutim pode ser combatida com aposta no turismo
Raio X dos Concelhos: «Mentalidade um pouco provinciana» de Lagoa é entrave ao seu crescimento
Raio X dos Concelhos: Viver em Aljezur «é um privilégio», mas transportes públicos «são problema grave»

Comentários

pub