Portimonense atrevido acaba goleado no Dragão (mas não sem marcar)

O Portimonense foi derrotado pelo Porto por 5-2, no Estádio do Dragão, mas, apesar da goleada, saiu de cabeça erguida […]

Imagem de Arquivo

O Portimonense foi derrotado pelo Porto por 5-2, no Estádio do Dragão, mas, apesar da goleada, saiu de cabeça erguida do reduto dos portistas. Os algarvios foram ao difícil terreno do atual primeiro classificado da I Liga sem medos e nunca abdicaram do seu estilo de jogo.

Quem esperava um jogo de um só sentido, no Dragão, depressa se desenganou. O Portimonense entrou em campo atrevido e ia dividindo as iniciativas atacantes com os portistas, embora sem causar ocasiões flagrantes de golo.

O mesmo se podia dizer do Porto, pelo menos até ao minuto 17, em que foi dado o primeiro aviso claro, num remate de Ricardo que passou a rasar o poste.

O primeiro golo do Porto, aos 20 minutos, assinado por Marcano, deu o mote para cinco minutos de pesadelo para os de Portimão. Nos minutos que se seguiram, viu-se um Portimonense a tentar ir para a frente e um Porto a marcar. Aboubakar marcou o segundo aos 22 minutos, numa jogada em que a defesa da turma de Portimão mostrou alguma “permeabilidade”, e Marega assinou o 3-0, numa boa jogada do ataque dos dragões, aos 25.

Os adeptos portistas animaram-se e já pensariam na goleada, mas o Portimonense tinha outro plano e demonstrou ter argumentos para o por em prática. Os algarvios colocaram “gelo” no jogo, começaram a construir melhor as suas jogadas e acabaram recompensados com um feito que ficará na história do campeonato: foram a primeira equipa a marcar ao FC Porto no Dragão, na época 2017/18.

Como havia acontecido na jornada passada, o japonês Nakajima foi talismã e finalizou de forma exemplar uma boa jogada de ataque, aos 36 minutos, que teve também a assinatura de Paulinho, um dos melhores em campo do lado do Portimonense. Minutos antes, aos 31 minutos, Pedro Sá já havia ameaçado e feito a bola passar rente ao poste de Iker Casillas.

Até ao final do primeiro tempo, o Porto não conseguiu reagir e terão sido os dragões que mais agradeceram o apito que mandou ambas as equipas ir para os balneários.

E se os algarvios acabaram a primeira parte por cima, começaram mal a segunda. Aos 48 minutos, Brahimi fez o 4-1 e afastou a (eventual) ansiedade que os portistas pudessem estar a sentir. Isso refletiu-se no jogo, com o Portimonense a perder gás e o Porto a gerir a vantagem.

O Porto, sem forçar muito, acabou por chegar ao 5-1, mais uma vez por Brahimi, aos 66 minutos. O Portimonense conseguiu ainda reduzir para 5-2, aos 72 minutos, por Rúben Fernandes, que selou o resultado final.

Apesar da pesada derrota, há que realçar a coragem e a fidelidade do Portimonense ao seu estilo de jogo que, pelo menos, lhe garantiu não só o primeiro, mas também o segundo golo marcado no Dragão por forasteiros esta época, no campeonato.

O Portimonense continua, desta forma, com seis pontos somados na I Liga, após sete jornadas.

Comentários

pub