Passeio “Vinha e Vinho” assinala Jornadas Europeias do Património em Tavira

O passeio “Vinha e Vinho” realiza-se este domingo, 24 de Setembro, às 9h30, na zona da Assêca, em Tavira, no […]

O passeio “Vinha e Vinho” realiza-se este domingo, 24 de Setembro, às 9h30, na zona da Assêca, em Tavira, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. 

A iniciativa será orientada pelo agricultor Manuel Marcelino e pela antropóloga municipal Luísa Ricardo.

 

«O mote deste encontro é a celebração do início do Outono e a época de colheita. O vinho integra a trilogia da Dieta Mediterrânica, juntamente, com o pão e azeite. Ou seja: produtos que integram o nosso padrão alimentar, assim como as manifestações rituais e simbologias das culturas mediterrânicas», explica a Câmara de Tavira.

«O passeio visa dar a conhecer os saberes relacionados com esta cultura, bem como os seus diferentes usos: uva de mesa e/ou para vinho, uva passadam, variedades diversas, algumas bastante antigas e caraterísticas do Algarve, como a negra mole e pau-ferro, a colheita, a feitura do vinho e as paisagens de vinha e parreiras que ladeiam caminhos e hortas e sombreiam pátios e casas, desde o litoral até à serra», acrescenta.

A vinha, a par das culturas do pomar de sequeiro, é um elemento bastante presente em descrições das paisagens rurais de Tavira, tal como a referência ao vinho.

A este propósito, regista Silva Lopes, no século XIX, na obra Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve: “O seu terreno [de Tavira], grande parte na serra, produz muito vinho, que alli se manipula melhor que nas outras terras do Algarve, e aproveitão o bagaço para destillar, vendendo-se por isso de 300 a 400 réis, por carga.” (1988: 362).

A atividade, promovida pelo Município de Tavira, conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Tavira e integra o programa “Dieta Mediterrânica Todo o Ano”.

A inscrição é gratuita e obrigatória até esta quinta-feira, 21 de Setembro, podendo ser feita ligando para o 281 320 500 ou enviando um e-mail para [email protected].

Comentários

pub