Mundial SBK: Jonathan Rea foi mais forte no arranque no Autódromo do Algarve

Jonathan Rea (1), que é líder do campeonato com 70 pontos de vantagem face ao seu principal rival e colega […]

Jonathan Rea (1), que é líder do campeonato com 70 pontos de vantagem face ao seu principal rival e colega de equipa, tomou de assalto a primeira posição nas sessões de treino para a prova do Campeonato do Mundo de Superbike, que ontem decorreram no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Rea assinou a sua melhor volta, com 1m42.621s ao redor dos ventosos 4.592 metros do circuito, e, no final do dia, assegurou o primeiro posto com mais de meio segundo de vantagem face a Marco Melandri (1mm43.207s).

Cabe assim ao piloto italiano liderar a oposição ao irlandês, que venceu aqui nas últimas três corridas (1 em 2014 e as duas de 2015).

Melandri esteve fora grande parte da primeira sessão, devido a um problema com a sua moto.

As Ducati mostraram rapidez e consistência, com a terceira posição de Chaz Davies, o vencedor das duas corridas anteriores em Lausitzring na Alemanha, terminando este na frente de Leon Camier e Tom Sykes, que não melhorou o registo durante a tarde, ele que é o recordista do traçado.

“Por momentos, ao longo do dia, o vento foi último intenso, mais na sessão da tarde do que pela manhã”, comentou Jonathan Rea.

“Não fizemos grandes alterações na moto, porque posso ainda alterar muito em termos de estilo de condução face a uma pista muito desafiante. Onde colocas o teu peso, onde travas, como aceleras, tudo é importante aqui, e por isso, após algumas voltas, colocámos pneus novos e fizemos uma saída mais longa para aprender ainda melhor o circuito, que tem um ressalto muito grande na saída da Curva 9 e obriga a muito equilíbrio na afinação”, acrescentou o piloto irlandês.

 

Sheridan Morais

Nas Supersport, o mais rápido na sessão matinal foi Sheridan Morais, o sul-africano com sangue português que agora reside na cidade algarvia de Lagos.

Moralizado pela vitória na prova anterior na Alemanha, assinou uma passagem em 1m45.829s na sessão matinal, sendo depois batido durante a tarde por Kenan Sofuoglu, o campeão em título, que tenta aqui subir ao primeiro posto do campeonato.

Jules Cluzel foi o terceiro mais veloz na categoria, com o líder do campeonato, o francês Lucas Mahias, a ser o quarto na frente de PJ Jacobsen.

Na muito competitiva Superstock 300, a nova classe do campeonato que faz a sua estreia em Portimão, o mais rápido foi Scott Deroue, o holandês que perdeu o comando do campeonato na ronda anterior, sendo imitado por Federico Sandi no Europeu Superstock 1000, sendo esta a única classe que pode ficar decidida aqui em Portimão.

Sexta-feira, o primeiro dia de ação, foi reservado às duas primeiras sessões de treinos livres para cada uma das categorias. Nessas sessões, os pilotos das três categorias com carimbo mundial discutiram igualmente o acesso direto a Superpole 2, onde entram apenas os dez melhores após as duas sessões de livres de sexta-feira.

Hoje, sábado, a ação já começou às 9 horas manhã, com o arranque das terceiras sessões de treinos livres, seguindo-se as Superpole a partir das 11 horas e a primeira corrida do Mundial Superbike às 15 horas.

A fechar o programa, entre as 16h00 e as 16h30, estarão as Superstock 1000 em pista para a sua qualificação.

Este sábado é, por isso, um dia que promete ser bastante animado e com uma ainda maior afluência de público ao circuito algarvio, que já ontem registou uma boa moldura humana.

 

 

RESULTADOS SBK

RESULTADOS SUPERSPORT

RESULTADOS SUPERSTOCK 300

RESULTADOS SUPERSTOCK 1000

Comentários

pub