Loulé: Obra na Urbanização das Romeirinhas inaugura “Uma praça no meu bairro”

A requalificação do espaço público na Urbanização das Romeirinhas, junto à Escola Secundária de Loulé, inaugurada na passada sexta-feira, 2 […]

A requalificação do espaço público na Urbanização das Romeirinhas, junto à Escola Secundária de Loulé, inaugurada na passada sexta-feira, 2 de Setembro, é o primeiro projeto do programa “Uma praça no meu bairro”.

Esta iniciativa, da Câmara de Loulé, tem como «objetivo aliar a reabilitação urbana à promoção da coesão social e encontro das comunidades residentes».

De acordo com a autarquia, «os moradores deste local estiveram em peso no momento inaugural daquele que passará a ser um espaço de convívio e estadia, prática desportiva informal ou recreação infantil».

O objetivo é «valorizar a área central deste loteamento através da criação de um espaço verde infraestruturado, plantação de árvores, reordenamento do estacionamento, instalação de mobiliário urbano, nomeadamente bancos, papeleiras ou equipamento geriátrico, além da adaptação das infraestruturas existentes como a rede de iluminação pública, recolha de resíduos urbanos, rede de pluviais e rede de rega».

O artista plástico e escultor Henrique Silva, residente no local, ofereceu à autarquia o trabalho “Fertilidade”, uma peça concebida em pedra do barrocal algarvio e que representa a imagem de uma mulher a dar à luz.

Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal, esta intervenção teve o mérito de contar com as sugestões dos moradores para a sua concretização, um princípio que se pretende venha a ser seguido pela autarquia nos projetos futuros.

«Viemos aqui e perguntámos aos moradores qual o tipo de intervenção de que gostariam. Todos eles deram a sua opinião e o seu contributo. Perceber o que as pessoas querem é a melhor garantia de que o produto final será, de certeza, a melhor obra possível», considerou este responsável.

De acordo com o edil, o futuro passará por «cidades bonitas, mais arrumadas, com espaços para o convívio, passeios mais generosos, mais limpas, com vias cicláveis e percursos pedonais» que contribuirão para reforçar «um estilo de vida mais convivial e saudável».

As próximas intervenções integradas no Programa “Uma praça no meu bairro” decorrerão na Urbanização Miraserra (intervenção arrancará em breve) e Praceta J. A.Pires, em Loulé. «Também aqui as populações residentes enquanto destinatários das intervenções tiveram uma palavra a dizer, através do envolvimento direto nos projetos», conclui a autarquia.

Os trabalhos tiveram um valor global que rondou os 140 mil euros.

Comentários

pub