Investigadores da UAlg criam sistema inovador de registo de dados arqueológicos

Uma «solução inovadora de registo digital de dados arqueológicos, baseada na utilização de ferramentas freeware da empresa multinacional Google», foi […]

Uma «solução inovadora de registo digital de dados arqueológicos, baseada na utilização de ferramentas freeware da empresa multinacional Google», foi publicada por um grupo de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) na revista americana «Advances in Archaeological Practice».

A equipa do Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, liderada pelo arqueólogo João Cascalheira, criou um sistema inovador que, segundo a UAlg «permite a utilização de smartphones para a recolha de informação sobre jazidas arqueológicas e análise de materiais durante trabalhos de prospeção arqueológica».

A solução abordada no artigo científico é composta «por duas apps totalmente livres de custos e customizáveis, que pretendem facilitar o registo, gestão e partilha dos dados a investigadores de todo o mundo».

«O sistema foi desenvolvido para ser utilizado em trabalhos de campo em Moçambique, onde a equipa tem trabalhado desde 2014, em busca de evidência dos primeiros homens anatomicamente modernos», acrescentou a universidade algarvia.

O artigo pode ser consultado aqui.