Incêndio na mata do Ludo, perto de Gambelas, está dominado

O incêndio que lavrou desde as 16h09 na mata do Ludo, na zona de fronteira entre os concelhos de Faro […]

Incêndio visto de Loulé_Foto de Hélder Romão

O incêndio que lavrou desde as 16h09 na mata do Ludo, na zona de fronteira entre os concelhos de Faro e Loulé, foi dado como dominado às 20h45. As chamas obrigaram «à evacuação de 40 pessoas de um restaurante, mas apenas por precaução» e consumiram «um telheiro, mas sem causar danos à habitação onde se encontrava», segundo revelou ao Sul Informação o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS).

O fogo também obrigou ao corte da circulação na Linha do Algarve, «que já foi restabelecida», acrescentou o CNOS.

Contactado pelo nosso jornal, o presidente da Câmara de Faro disse que já começaram as ações de rescaldo e que vão continuar durante a noite. No terreno continuam «cerca de 170 homens, que estão agora a comer e a ser rendidos».

Rogério Bacalhau adiantou ainda que, apesar do posto de comando ter sido instalado em Faro e as chamas terem andado nas imediações de Gambelas, «a área ardida foi toda no concelho de Loulé, na zona de Vale da Venda». O fogo lavrou na mata do Ludo, «numa zona de Parque Natural», adiantou.

Ao final da tarde, chegaram a estar envolvidos no combate às chamas perto de 200 operacionais, apoiados por cerca de 60 viaturas e quatro meios aéreos

Comentários

pub