Exposição traz obras dos mestres do barroco Zurbarán e Murillo a Faro

A exposição “Pinturas do Barroco em Sevilha e no Algarve: Contactos, Coincidências e Divergências”, de homenagem a mestres do barroco […]

A exposição “Pinturas do Barroco em Sevilha e no Algarve: Contactos, Coincidências e Divergências”, de homenagem a mestres do barroco como Zurbarán e Murillo, é inaugurada no dia 23 de Setembro, no Museu Municipal de Faro. 

«Nesta mostra inédita, que resulta da parceria estabelecida entre o Museu Municipal de Faro e o Museu de Belas Artes de Sevilha, estarão patentes obras de valor incalculável e de um nível artístico como poucas vezes se viu na nossa região», considera a Câmara de Faro.

A pintura barroca será o tema em destaque, particularmente as influências da escola sevilhana no trabalho dos mestres portugueses e no Algarve durante os séculos XVII e XVIII.

Com este mote, a exposição apresenta pintores castelhanos e portugueses, oito ao todo, entre os quais os portugueses Oliveira Bernardes e Marcos da Cruz.

«A merecer especial expetativa estão naturalmente, as obras a exibir, da autoria de dois dos maiores mestres do barroco andaluz: Bartolomé Murillo e Francisco de Zurbarán», diz a autarquia farense.

«Na verdade, esta é uma oportunidade rara de conhecer estes pintores bem como o acervo de um dos mais prestigiados museus espanhóis, apreciando ao mesmo tempo algumas pinturas de igrejas algarvias, que receberam significativos tratamentos de restauro ao longo dos anos», acrescenta.

A exposição, inaugurada na data em que se comemoram as Jornadas Europeias do Património, é comissariada por Luís de Moura Sobral e Lina Lara e conta «com importantes mecenas que se associaram mais uma vez a um projeto que constitui um marco histórico na programação do Museu», conclui.

Comentários

pub