Especialistas mundiais vêm a Vila do Bispo conhecer vestígios arqueológicos do tsunami de 1755

Especialistas em tsunamis que vão participar num encontro científico internacional que irá decorrer em Lisboa entre 3 e 7 de […]

Especialistas em tsunamis que vão participar num encontro científico internacional que irá decorrer em Lisboa entre 3 e 7 de Setembro vão dar um “salto” ao concelho de Vila do Bispo no dia 6 de setembro, para conhecer de perto vestígios arqueológicos existentes na Boca do Rio e no Martinhal.

Estas visitas de campo serão promovidas no âmbito do International Tsunami Field Symposium e visam dar a conhecer dois locais que preservam «exemplares registos do tsunami gerado pelo grande terramoto de 1755», segundo a Câmara de Vila do Bispo, que apoia a iniciativa.

O paul da Boca do Rio, em Budens, é «um caso de estudo de referência a nível global, há décadas conhecido e estudado, em particular por investigadores associados à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa». Também o paul do Martinhal, em Sagres, preserva vestígios deste evento histórico.

«Naquele dia serão abertas trincheiras para visualização dos níveis de depósito sedimentar gerados pelo tsunami de 1755, aproveitando-se a oportunidade para a recolha de amostras estratigráficas para futura integração museológica», mais precisamente no espaço museológico que a autarquia pretende criar no antigo edifício dos celeiros da EPAC.

«Além do alcance científico, esta iniciativa terá um justo retorno social numa perspetiva de educação/sensibilização para a temática dos sismos e tsunamis. Como se sabe, o território de Vila do Bispo integra-se numa área de elevada sensibilidade sísmica. Os pósteres científicos produzidos para o Simpósio serão partilhados com o Município para futura utilização em ações destinadas à comunidade loco-regional, particularmente às escolas, com vista à transmissão de conteúdos relacionados com as temáticas investigadas e com corretas condutas de Proteção Civil», considerou a autarquia.

A Câmara de Vila do Bispo também foi convidada a ir até Lisboa apresentar uma comunicação neste encontro cientifico, que vai juntar 80 de investigadores e académicos das áreas da sismologia, da sismografia, da geologia, e da geoarqueologia, entre outras.

«A comunicação assumirá o formato de Poster Científico intitulado “The Human occupation at paleo-estuary of the Boca do Rio (Vila do Bispo, Algarve, Portugal)” (A ocupação humana no paleoestuário da Boca do Rio), da autoria dos investigadores João Pedro Bernardes (Professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve), Felix Teichner (Professor da Philipps-Universität Marburg) e Ricardo Soares (arqueólogo do Município de Vila do Bispo). O poster será apresentado em Lisboa e em plena Boca do Rio, numa visita interpretativa ao sítio arqueológico guiada pelos referidos autores», concluiu a Câmara vila-bispense.

Comentários

pub