Docapesca reabilitou pontão flutuante do porto de pesca da Culatra

A obra de reabilitação do pontão flutuante do porto de pesca da Culatra já foi concluída. A intervenção incidiu sobre […]

A obra de reabilitação do pontão flutuante do porto de pesca da Culatra já foi concluída. A intervenção incidiu sobre a estrutura que serve como proteção à infraestrutura portuária e como cais de embarque e desembarque dos barcos dos pescadores e viveiristas residentes no núcleo piscatório desta ilha da Ria Formosa.

A intervenção consistiu «na substituição de 25 conjuntos de correntes com troços de oito metros e na selagem de todas as caixas metálicas de fixação das correntes (32 unidades) com recurso a betão pobre, após limpeza e lavagem», segundo a Docapesca, responsável pela obra.

Tudo isto foi feito, «maioritariamente, com recurso a trabalho de mergulhadores» e na sequência de um investimento de 30 mil euros por parte da Docapesca. A definição dos trabalhos a realizar foi feita em resultou «da articulação entre a Docapesca e a Associação de Moradores da Ilha da Culatra».

Esta obra foi anunciada pela Ministra do Mar numa deslocação que fez à Ilha da Culatra em Julho e teve início no dia 23 de Agosto, tendo terminado pouco mais de uma semana depois.

Na mesma altura, foram anunciadas mais duas intervenções, a construção de um novo pontão flutuante e de um passadiço elevado. No seu conjunto, as três intervenções deverão motivar um investimento global de cerca de 400 mil euros.

Comentários

pub