Dia Mundial do Turismo celebra-se no Algarve com cultura, passeios e gastronomia

O Dia Mundial do Turismo assinala-se já esta quarta-feira, 27 de Setembro, e pelo Algarve há iniciativas em Loulé, Albufeira, […]

O Dia Mundial do Turismo assinala-se já esta quarta-feira, 27 de Setembro, e pelo Algarve há iniciativas em Loulé, Albufeira, Silves, Portimão e Faro. 

O Dia Mundial do Turismo é celebrado anualmente em todo o mundo desde 1980, por decisão da Organização Mundial do Turismo.

A comemoração desta data visa, então, mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico e social, dos quais o Algarve tem beneficiado.

Por exemplo, a Universidade do Algarve (UAlg) associa-se às comemorações com uma conferência, às 17h00, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), intitulada “Portugal, a importância do Turismo, os desafios do futuro”, a cargo de Vítor Neto, antigo secretário de Estado do Turismo e atual presidente do Conselho Geral da UAlg.

Vítor Neto «irá destacar a importância do Turismo para Portugal, através de uma análise detalhada deste setor de atividade e enaltecer alguns dos grandes desafios em termos futuros», diz a UAlg.

Já na Biblioteca de Faro, às 18h00, será apresentado o livro “Património e Turismo – o poder da narrativa”, de José Manuel Figueiredo Santos, apresentação a cargo de Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve.

Quanto a Albufeira, o Dia Mundial do Turismo terá um programa que «pretende incentivar residentes e turistas a conhecerem melhor a cidade, os monumentos históricos, as praias e as excelentes unidades hoteleiras».

Assim, aquela autarquia associa-se à empresas EVA Transportes, Douro Acima e Turistrem com o objetivo de promover a mobilidade como outro dos fatores de desenvolvimento turístico.

Por exemplo, residentes e visitantes poderão deslocar-se pela cidade sem pagar bilhete durante todo o dia no Giro e no autocarro Sightseeing, entre as 9h00 e as 13h00. No mesmo horário, as crianças até aos 11 anos podem viajar gratuitamente no Comboio Turístico.

Quem quiser conhecer um pouco mais da história do concelho, pode aproveitar os transportes gratuitos para visitar o Museu Municipal de Arqueologia, na zona antiga da cidade, que tem patente a exposição temporária “Urban Sketchers Paderne”. A mostra revela os desenhos realizados pelo coletivo de autores resultantes de uma visita à aldeia e Castelo de Paderne.

Durante a manhã de 27 de Setembro, serão também distribuídas flores e ainda postais, alusivos ao concelho, aos visitantes e residentes que se encontrarem a circular por Albufeira.

Portimão também não deixa a data passar em claro. A Associação Turismo de Portimão vai promover um passeio guiado pelo percurso natural “Praia do Vau – Ponta João d’Arens”, às 9h30, com ponto de encontro no estacionamento da Praia do Vau.

Os interessados em participar no passeio deverão fazer, até hoje, dia 26, uma inscrição prévia no Posto de Turismo Municipal, situado no edifício do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão ou através do email info@visitportimão.com.

A partir das 9h30 e até às 13h30, no Posto de Informação Turística Municipal, a Associação Turismo de Portimão oferece ainda a oportunidade de degustar doçaria regional e conventual, feita pela “Casa da Isabel”, e de assistir ao vivo a demonstrações rurais e de pesca, com o apoio do Museu de Portimão.

Para os que gostam de emoção e adrenalina, o Autódromo Internacional do Algarve oferece ainda 25% de desconto em todos os alugueres individuais de karts acima dos 5 minutos.

Quanto a Loulé, o programa centra-se no projeto “Loulé Criativo” e no Café Calcinha. A Câmara promove, no espaço daquele que é um dos “Cafés Portugueses com História”, um conjunto de workshops dirigidos aos turistas que se encontrem de visita à cidade, mas também ao público em geral.

Pretende-se, assim, pôr os visitantes em contacto com algumas das tradições do concelho e, em simultâneo, dar a conhecer um espaço emblemático da cidade.

Entre as 9h30 e as 10h30, a proposta é criar um pequeno-almoço mediterrânico, com produtos frescos e locais, numa iniciativa que será coordenada por Otília Eusébio, do projeto “A Cozinha é uma Farmácia”.

Promovido pela Casa da Empreita, das 11h00 às 12h30 e das 14h00 às 15h30, os visitantes poderão participar no workshop de empreita, onde irão aprender como trabalhar com a palma, um dos ofícios mais tradicionais no concelho.

A artista plástica Adérita junta-se a este programa para promover um workshop de pintura sensorial, entre as 16h00 e as 17h00, enquanto, na hora seguinte, haverá uma demonstração de bombons recheados com produtos do Algarve. Ainda na vertente da doçaria algarvia, os turistas poderão aprender igualmente a confecionar queijinhos de figo e estrelas de figo.

O fotógrafo Vítor Pina promove uma batida fotográfica que partirá do Café Calcinha, às 19h00, e irá percorrer os principais pontos de interesse turístico da cidade.

Para quem preferir, o Loulé Criativo propõe ainda a mostra de como amassar o pão, seguindo-se uma degustação de pão com compotas.

Entre as 20h30 e as 21h30, os participantes da Batida Fotográfica serão brindados com um cocktail de produtos tradicionais.

Já os turistas que visitem o concelho serão recebidos nos postos de informação turística do Concelho com bolos e licores regionais.

Neste dia, inaugura-se ainda, no Posto de Turismo de Salir, a exposição “Dos primórdios do turismo até aos nossos dias – concelho de Loulé”, que vai estar patente ao público até ao dia 31 de Dezembro.

Por fim, em Silves haverá, ao longo do dia, atuações do grupo “Duo Fole’Percussion”, em diferentes pontos da cidade, procurando atrair os visitantes que vão receber brindes alusivos à cidade e às marcas que identificam o território.

O grupo atua às 10h00, no Castelo de Silves, às 11h00, na Praça do Município, junto ao quiosque da Rota do Vinho, às 12h00, nas ruas Elias Garcia e João Estêvão, e às 13h00, no Mercado Municipal.

Também será distribuído um postal a todos os visitantes que passem pelo Castelo de Silves, pelo Centro de Interpretação do Património Islâmico (Largo do Município), pelo Torreão, Museu de Arqueologia e Posto de Turismo de Silves.

Comentários

pub