Concerto em Alcalar inicia “Rota dos Monumentos”

Um concerto, com sonoridades inspiradas nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, marca o início da iniciativa “Rota dos Monumentos – Ciclo […]

Um concerto, com sonoridades inspiradas nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, marca o início da iniciativa “Rota dos Monumentos – Ciclo de Ensaios Abertos” no próximo dia 29 de Setembro, às 10h30, precisamente naquele lugar pré-histórico, no concelho de Portimão.

Assim, «os Monumentos Megalíticos de Alcalar inspirarão a Orquestra de Percussão da Academia de Música de Lagos / Conservatório de Portimão, dirigida por Vasco Ramalho, às sonoridades antigas dos ritmos, com a apresentação de temas da tradição oral de inspiração portuguesa e africana, fazendo jus ao espírito do lugar», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.

«Além dos inúmeros instrumentos de percussão, será dado destaque à timbila, instrumento tradicional africano, da família das marimbas. O concerto, de entrada gratuita, para maiores de 3 anos, terá a presença de alunos das várias escolas do concelho de Portimão», acrescenta.

A “Rota dos Monumentos” pretende contribuir para a dinamização cultural de alguns dos mais importantes monumentos da região, afetos à Direção Regional de Cultura, como as Ruínas Romanas de Milreu, Monumentos Megalíticos de Alcalar e os Castelos de Aljezur, Loulé e Paderne, dando a conhecer a vitalidade dos jovens músicos da região, que compõem alguns dos agrupamentos orquestrais mais emblemáticos, como a Orquestra de Percussão, Orquestra de Sopros Nova Filarmonia, Orquestra de Sopros do Algarve, Orquestra Clássica da Academia e Orquestra de Acordeões.

Esta 1ª edição da iniciativa realiza-se de Setembro até Junho do próximo ano.

A Rota dos Monumentos | Ciclo de Ensaios Abertos é um projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, com o apoio dos Municípios de acolhimento e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Esta primeira  é iniciativa promovida pela Academia de Música de Lagos, em parceria com o Museu Municipal de Portimão e a Direção Regional de Cultura do Algarve, integrando as comemorações das Jornadas Europeias do Património.

Comentários

pub