Compromisso Autarquias Livres de Petróleo e Gás já tem signatários em todos os concelhos do Algarve

Até ao passado sábado, apenas cinco dos recandidatos a presidente de Câmara algarvios haviam assinado o compromisso Autarquias Livres de […]

Até ao passado sábado, apenas cinco dos recandidatos a presidente de Câmara algarvios haviam assinado o compromisso Autarquias Livres de Petróleo e Gás, e nem todos os concelhos estavam representados. Agora, já estão no mapa mais três atuais presidentes de Câmara e existem compromissos assinados em todos os municípios do Algarve, nomeadamente em Monchique e São Brás de Alportel.

O socialista Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, e o seu opositor Bruno Sousa Costa (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), bem como Rui André, edil de Monchique e recandidato pelo PSD, Paulo Alves (PS) e João Duarte (Cidadãos por Monchique – Independente), candidatos no mesmo concelho, assinaram, entretanto, o compromisso.

Também já se comprometeram contra a exploração de petróleo e gás a candidata a Lagoa, Ondina Santos (CDS-PP/MPT/PPM), bem como o presidente da Câmara de Albufeira, o social-democrata Carlos Silva e Sousa.

No dia 23 de Setembro, foram divulgados os primeiros resultados desta campanha, lançada por 18 organizações locais e nacionais, que nos últimos meses contactaram 261 candidaturas de vários partidos em 58 municípios afetados pelas concessões de exploração de petróleo e gás.

Mas, esse dia, apenas 81 cabeças de lista de candidaturas às Câmaras, desde Matosinhos até Vila Real de Santo António, assumiram o compromisso de fazer tudo para que os seus municípios sejam Zonas Livres de Petróleo e Gás, travando as concessões de prospeção e exploração de petróleo e gás em Portugal. Entre eles não constava nenhum candidato às Câmaras de São Brás de Alportel e de Monchique.

Uma situação que mudou, ao longo desta semana.

Assim, sobe para oito o número de atuais presidentes que se recandidatam no Algarve que aderiram a este compromisso. Além de Vítor Guerreiro (PS), Rui André (PSD) e Carlos Silva e Sousa (PSD), são assumidamente contra a exploração de hidrocarbonetos José Amarelinho (PS), em Aljezur, Francisco Martins (PS), em Lagoa, Vítor Aleixo (PS), em Loulé, Rogério Bacalhau (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), em Faro, e ainda Jorge Botelho (PS), em Tavira.

Por partidos, apenas os candidatos do BE e do PAN, assinaram, todos, o compromisso. No campo oposto está a CDU, já que nenhum dos cabeças de lista da coligação que junta o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes” se comprometeu com a campanha Autarquias Livres de Petróleo e Gás. Alcoutim ficou de fora da consulta.

O progresso desta campanha, que vai continuar a receber compromissos até ao final do dia (através do email [email protected]) pode ser consultado no mapa interativo do site do Autarquias Livres de Petróleo e Gás.

Comentários

pub