Coleção «única» de fruteiras e castas de uvas pode ser visitada durante a Feira da Dieta Mediterrânica

Variedades como «Bico de Passarinho», «Rabo de Porco», «Romana», «Mulata», «Rabo de Zorra», «Lourencinha» serão dadas a conhecer na próxima […]

Variedades como «Bico de Passarinho», «Rabo de Porco», «Romana», «Mulata», «Rabo de Zorra», «Lourencinha» serão dadas a conhecer na próxima sexta-feira, dia 8 de Setembro, às 10h00, na visita 8 de setembro, pelas 11h00, uma visita às Coleções de Fruteiras, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), sob a orientação dos técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve).

Trata-se de uma atividade integrada na Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre de 7 a 10 de Setembro, em Tavira.

Estas coleções, consideradas únicas no país, são o resultado do trabalho desenvolvido pela DRAP Algarve, entre 2011 e 2015, no âmbito de projetos apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder): Frutalg – “Prospeção, Recolha, Conservação e Caraterização de Variedades Tradicionais de Fruteiras Algarvias com Interesse para a Agricultura” e SulCastas – “Prospeção e Caraterização da Variabilidade Genética de Castas de Videiras Autóctones nas Regiões do Alentejo e Algarve”.

No caso do projeto Frutalg, os trabalhos iniciaram-se com a prospeção e recolha de material vegetal de citrinos, alfarrobeiras, amendoeiras, figueiras, nespereiras, romãzeiras e macieiras (Pero de Monchique) e posterior instalação dessas variedades tradicionais nas coleções.

O objetivo é avaliar as suas potencialidades, selecionar e proporcionar material vegetativo a viveiristas autorizados para futura multiplicação e utilização por parte do setor produtivo.

Como revelou em 2014, à reportagem do Sul Informação, o engenheiro António Marreiros, responsável pelo projeto, nos campos do antigo Posto Agrário de Tavira, junto à estação, há 122 variedades de amendoeira, 19 de nespereira, 26 de pêro de Monchique, 56 de romãzeiras, 44 de alfarrobeiras e 97 variedades de figueiras.

Já o projeto SulCastas teve como finalidade, numa primeira fase, descobrir e preservar diversas castas de uvas em vias de extinção e plantá-las em coleções de âmbito regional e nacional.

Num segundo momento, prevê-se a caraterização do material plantado, a sua avaliação e a realização de estudos de microvinificação, os quais poderão originar a sua produção.

 

Se quiser saber mais sobre esta coleção de fruteiras, clique aqui.

Para consultar o programa completo da Feira da Dieta Mediterrânica clique aqui.

 

 

Comentários

pub