Algarve teve taxa de ocupação de 89% em Julho mas não bate Açores e Madeira

A taxa de ocupação por quarto no Algarve, em Julho, foi de 89%, mais 2,2% do que no mês homólogo […]

A taxa de ocupação por quarto no Algarve, em Julho, foi de 89%, mais 2,2% do que no mês homólogo de 2016, de acordo com os dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). Ainda assim, os destinos com maior taxa de ocupação foram os Açores e Madeira, ambos com 90%.

Quanto ao preço médio por quarto ocupado, no Algarve, foi de 158 euros, mais 13% do que em Julho de 2016. O RevPar (preço médio por quarto disponível) também aumentou, mas 16%, fixando-se nos 141 euros.

De acordo com o AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da Hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela AHP, em termos de taxa de ocupação por destinos turísticos, cabe então aos Açores e à Madeira a maior taxa de ocupação com 90%, seguidos do Algarve (89%) e de Lisboa (87%).

O destino Açores atinge, assim, pela primeira vez os 90%, com um crescimento de 5,3%.

No sétimo mês do ano, o ARR (preço médio por quarto ocupado) fixou-se nos 106 euros, representando mais 11% do que no período homólogo, com destaque para as unidades hoteleiras de 5 estrelas, as quais registaram um crescimento de 14%. Os destinos turísticos Lisboa (17%), Beiras (14%) e Algarve (13%) tiveram os maiores acréscimos no preço médio por quarto ocupado.

O RevPAR registou um crescimento de 13%, face ao período homólogo, fixando-se nos 88 euros, com os destinos turísticos Algarve (141 euros), Estoril (96 euros) e Lisboa (93 euros) a registarem os valores de RevPar mais elevados.

Em Julho, a receita média por turista no hotel mantém-se numa fase ascendente e regista um aumento de 8% face a 2016, fixando-se nos 138 euros.

Na análise por destinos turísticos, Lisboa foi o destino que mais cresceu, com mais 16% face a Junho de 2016, no entanto, em termos absolutos, a Madeira volta a destacar-se com uma receita média de 304 euros, seguida do Algarve com 247 euros e dos Açores com 202 euros.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, diz que «os Açores, destino turístico que se tem vindo a consolidar, são a grande surpresa deste mês de Julho a atingirem pela primeira vez os 90% em taxa de ocupação, a mais elevada do país a par da Madeira».

«Sublinhe-se ainda que o preço médio por quarto vendido (ARR) também teve uma subida expressiva. A combinação da elevada TO com o ARR permitiu aos Açores uma excelente performance no período, ultrapassando todos os destinos, à exceção de Lisboa, Estoril e Algarve», acrescenta.

Os Tourism Monitors, desenvolvidos pela AHP desde 2004, consistem numa ferramenta que permite recolher os dados relativos à operação hoteleira, tratando-os em termos de destinos turísticos e categorias, e concretizando-os em informações estatísticas e económicas. Constituem uma importante ferramenta de apoio à gestão hoteleira, fornecendo em simultâneo uma informação rigorosa sobre a performance e a evolução da indústria hoteleira em Portugal.

O Hotel Monitor, um dos vários monitores que integram os Tourism Monitors da AHP, recolhe a informação referente apenas aos hotéis (que representam 61% do total dos empreendimentos turísticos em Portugal e 67% dos quartos), enquanto os dados fornecidos pelo INE e pelo Turismo de Portugal se referem à totalidade da oferta de alojamento turístico.

Comentários

pub