Águas do Algarve lançam concurso de 1,5 milhões para intercetores em Portimão e Lagos

A empresa Águas do Algarve acaba de lançar um Concurso Público, com o preço base de 1,5 milhões de euros, […]

A empresa Águas do Algarve acaba de lançar um Concurso Público, com o preço base de 1,5 milhões de euros, para uma empreitada a ser realizada nos concelhos de Lagos e Portimão.

Trata-se da empreitada de “Reabilitação de Coletores da Zona 4 – Fase I”, que se destina a promover a reabilitação dos Intercetores Gravíticos de Figueira/Penina (no concelho de Portimão), e de Porto de Mós, Odiáxere, Monte Canelas e Canavial (no concelho de Lagos).

Segundo nota de imprensa das Águas do Algarve, as obras deverão ser feitas «recorrendo apenas à metodologia sem abertura de vala», em algumas zonas localizadas daqueles intercetores.

Trata-se de um investimento em infraestruturas integradas no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, da responsabilidade da Águas do Algarve.

Atualmente, segundo aquela empresa, «99% da população total da região» do Algarve já tem acesso ao serviço, «com sistemas públicos de abastecimento de água», enquanto «cerca de 97% da população» dispõe de «sistemas públicos de saneamento de águas residuais urbanas».

As Águas do Algarve recordam, na sua nota de imprensa, que «apenas no ano de 2016, os investimentos realizados totalizaram 10 milhões de euros, repartindo-se entre financeiros, no valor de 1 milhão de euros e tangíveis/intangíveis no valor de 9 milhões de euros».

O destaque dos investimentos feitos ao longo do ano passado repartiu-se entre o início das obras das ETAR da Companheira e ETAR de Faro-Olhão, a conclusão das Centrais Fotovoltaicas de Alcantarilha e Tavira, a conclusão da ETAR de Vila do Bispo, o sistema Intercetor e Elevatório de Vila do Bispo e Sagres, a ligação da freguesia de Algoz ao Sistema de Águas Residuais de Albufeira, Lagoa e Silves, a ligação de Monchique Norte ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve e ainda as intervenções no túnel de Portimão.

Segundo Teresa Fernandes, porta voz da empresa Águas do Algarve, «todos os investimentos da empresa são fundamentais para o aumento gradual e contínuo na melhoria da qualidade do sistema e consequentemente na qualidade de vida da população e do meio ambiente em geral».

Comentários

pub