Viagem (pelo) Interior da fotógrafa Telma Veríssimo vai estar exposta em Faro

A exposição de fotografia “Viagem Interior”, da fotógrafa algarvia Telma Veríssimo, vai poder ser vista em Faro entre os dias […]

A exposição de fotografia “Viagem Interior”, da fotógrafa algarvia Telma Veríssimo, vai poder ser vista em Faro entre os dias 4 e 29 de Agosto. Os 67 painéis que compõem a mostra vão-se dividir entre a Direção Regional de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Esta exposição itinerante surgiu no seguimento do documentário fotográfico “Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve”, realizado por Telma Veríssimo entre 2016 e 2017. A iniciativa conta com o alto patrocínio da Assembleia da República e esteve exposta no Parlamento entre 7 e 14 de Junho.

«A fuga para o litoral à procura de condições de vida melhores, o envelhecimento da população e o desaparecimento de serviços essenciais nas povoações mais pequenas são fenómenos difíceis de inverter. Assiste-se ao abandono da terra e à negligência das zonas florestais. O conhecimento ancestral e as tradições desaparecem. Cada um destes fatores conduz ao agravamento de outros, num ciclo de degradação cada vez maior. “Viagem Interior” propõe uma reflexão sobre as dificuldades presentes no Algarve menos conhecido», enquadra o IPDJ.

Telma Veríssimo é fotógrafa profissional desde 1993 e até 2006 colaborou regularmente com publicações regionais e nacionais tais como Público, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve e Jornal Barlavento.
Ao mesmo tempo, colaborou com diversas entidades regionais, Associação In Loco, municípios de Faro, Olhão e Castro Marim, Região de Turismo do Algarve, CCDR Algarve, Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve).

Mais recentemente, dedicou-se ao projeto que deu origem à exposição que irá ser inaugurada no dia 4 de Agosto. No IPDJ, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00. Na CCDR do Algarve, está patente nos mesmos dias, mas das 9h00 às 17h00.

Comentários

pub