Uma centena de culatrenses vai ajudar a manter o mar sem lixo

87 embarcações, 11 viveiristas e três mariscadoras da Culatra aderiram ao projeto “A pesca por um mar sem lixo”, que […]

87 embarcações, 11 viveiristas e três mariscadoras da Culatra aderiram ao projeto “A pesca por um mar sem lixo”, que foi lançado oficialmente neste núcleo piscatório ontem, dia 21 de Agosto. Esta iniciativa do Ministério do Mar, que está a ser implantada pela Docapesca, acaba de chegar ao Algarve, mas conta à partida com mais de uma centena de profissionais da pesca.

Tendo em conta que o objetivo do projeto é fazer dos que trabalham no mar agentes ao serviço da preservação dos oceanos, esta adesão é significativa.

Segundo resumiu, esta segunda-feira, a ministra do Mar Ana Paula Vitorino, o projeto “A pesca por um mar sem lixo” visa garantir que os desperdícios resultantes da pesca não são atirados borda fora. «Queremos garantir que, nas embarcações, existam condições para que o mar se possa manter limpo, porque existe acomodação do lixo e este é trazido para terra, para ser reciclado e reutilizado. Também nas lotas, haverá essa preocupação», assegurou.

Ontem, além da apresentação do projeto e da angariação de parceiros dentro da comunidade piscatória, foram igualmente criados dois pontos para deposição dos resíduos recolhidos em terra.

Outra componente deste projeto é a formação dos profissionais da pesca. «Os pescadores e as suas associações, de uma forma geral, têm sido parceiros de novas políticas ligadas ao mar, quer em políticas de preservação de stocks, quer ao nível das políticas ambientais. São pessoas fantásticas e que têm colaborado e têm sido pioneiros nestes programas», acrescentou Ana Paula Vitorino.

O projeto começou por ser lançado em Peniche, tendo-se agora estendido à Ilha da Culatra, em Faro, onde existe uma grande comunidade piscatória. O “A pesca por um mar sem lixo” também será estendido a Aveiro.

O projeto-piloto, iniciado em 2016 no porto de pesca de Peniche, reuniu oito entidades, três organizações de produtores, 66 embarcações e 419 pescadores. «Foram, até ao momento, entregues 118 contentores a embarcações de Peniche, recolhidos 151.875 litros de plásticos e 295.000 litros de resíduos indiferenciados e entregues 24 galardões a embarcações aderentes, pelas suas boas práticas ambientais», segundo a Docapesca.

Na Culatra, a Docapesca conta com a parceria da Câmara Municipal de Faro, Associação de Moradores da Ilha da Culatra, da Algar, da FAGAR  e da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

Comentários

pub