Simulador de agueiros ajuda o projeto “Surf Salva” a tornar praias mais seguras

Um simulador de agueiros, que ensina os banhistas a atuar numa situação de perigo vai ajudar à missão de promoção […]

Um simulador de agueiros, que ensina os banhistas a atuar numa situação de perigo vai ajudar à missão de promoção de segurança nas praias do projeto “Surf Salva”. Entre Maio e Julho, foram promovidas ações de sensibilização e de formação em salvamento aquático e suporte básico de vida junto de 413 nadadores salvadores, surfistas e amantes de desportos náuticos, tendo o projeto sido posteriormente alargado à população em geral.

O “Surf Salva para Todos”, a nova fase do projeto, alargada a todos os banhistas, chegou ao Algarve no dia 13 de Agosto, onde se manterá até ao dia 17 de Agosto. Depois de passagens na praias da Rocha (Portimão, dia 13), dos Pescadores (Albufeira, dia 14) e de Monte Gordo (VRSA, dia 15), a ação chega amanhã à Praia de Faro.

Este é um projeto do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e do Lidl Portugal, que oferece «formações gratuitas, direcionadas a todos os banhistas, sobre práticas de salvamento e boas práticas a adotar no mar, disponibilizando uma experiência inovadora com um simulador de agueiro».

A ideia do “Surf Salva para Todos” é dar ferramentas aos banhistas para identificar agueiros, evitando-os, «e que, na eventualidade de serem “apanhados“ por um, saibam também como atuar».

Para isso, a população é desafiada a sentir os efeitos de um agueiro, «em total segurança», numa estrutura de 10 por 2,5 metros.

Na sequência desta experiência, os participantes ficam a conhecer algumas das regras básicas, para quem se vê apanhado por um agueiro: «Não nadar contra a corrente, tentar flutuar e nadar paralelamente à costa».

«O Surf Salva é um projeto pioneiro na Europa, com muito bons resultados. É gratificante confirmar o interesse dos praticantes de desportos aquáticos e dos banhistas em geral em aprender e contribuir para a segurança nas praias, participando cada vez em maior número neste projeto», considera o diretor do ISN comandante Paulo de Sousa Costa.

Em relação à introdução do simulador de agueiro no projeto, o responsável do ISN adianta ainda que «os agueiros estão na origem de 80% das ações de salvamento nas praias e podem mesmo ser fatais causando a morte por afogamento», sendo, por isso, «essencial que os banhistas saibam identificar um agueiro, evitando-o».

«O “Surf Salva” já faz parte do calendário da época balnear. Todos os anos temos procurado melhorar a aposta na prevenção com soluções inovadores e que contribuam para que os Portugueses possam usufruir da praia cada vez mais em segurança», resumiu, por seu lado, Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal.

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e do Lidl Portugal, promotores do projeto, também se voltaram a associar  à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para promover rastreios gratuitos à pele. As zonas balneares escolhidas para efetuar estes exames foram a Praia da Rocha, em Portimão, e a Praia dos Pescadores, em Albufeira. A ação decorreu nos dias 13 e 14 de Agosto.

Comentários

pub