Primeira pedra do resort de luxo da Quinta da Ombria é colocada a 25 de Agosto

A primeira pedra do futuro Ombria Resort, complexo turístico a ser construído na antiga Quinta da Ombria, no interior do […]

A primeira pedra do futuro Ombria Resort, complexo turístico a ser construído na antiga Quinta da Ombria, no interior do concelho de Loulé (Tôr e Querença), vai ser colocada no dia 25 de Agosto.

Este será um primeiro passo simbólico para a construção deste empreendimento de 5 estrelas, que incluirá um hotel, residências e um campo de golfe de 18 buracos, entre outros equipamentos.  Esta será a primeira unidade hoteleira a ser aberta na Europa pela cadeia norte-americana Viceroy Hotels & Resorts.

A ideia é, segundo os promotores deste projeto, construir um empreendimento turístico «completamente integrado na paisagem envolvente». Para isso, contam com um «153 hectares de terreno com colinas verdes, ribeiras, azinheiras e sobreiros».

O processo de instalação da Quinta da Ombria é já longo e contou, no seu início, com forte resistência da parte de associações ambientalistas, nomeadamente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), que apresentou queixa à União Europeia. Em causa, a alegada ameaça para os valores naturais daquela zona do Algarve, nomeadamente o facto da quinta se situar sobre o aquífero Querença-Silves.

As instâncias europeias acabaram por dar luz verde ao avanço do projeto, ainda que sujeito a algumas condicionantes. Entretanto, a Quinta da Ombria foi adquirida por investidores norte-americanos, que obtiveram o alvará para a construção do empreendimento em Setembro de 2015.

Comentários

pub