Obras da nova rotunda de Pêra já começaram, mas não afetam trânsito na EN125

A nova rotunda de Pêra, na EN125, já começou a ser construída no início do corrente mês de Agosto, mas […]

A nova rotunda de Pêra, na EN125, já começou a ser construída no início do corrente mês de Agosto, mas as obras não afetam, para já, o trânsito. Assim, os trabalhos na estrada, suspensos por causa do maior tráfego automóvel de Verão, já recomeçaram, ainda antes da data anunciada, que era Setembro.

Esta é uma das duas últimas rotundas que falta construir na principal estrada da região, no âmbito da intervenção da concessionária Rotas do Algarve Litoral (RAL). Os trabalhos na EN125 ficaram, na sua maioria, concluídos em meados de Julho, como o Sul Informação noticiou.

Mas, além de trabalhos complementares (arranjo de passeios e de rotundas e colocação da iluminação), cujas obras deverão voltar a arrancar em Setembro próximo, faltava ainda construir duas novas rotundas – a da Escola Internacional, perto de Lagoa, cujos trabalhos foram suspensos para permitir a intervenção arqueológica (que também tem estado a decorrer em Agosto), e a de Pêra, no concelho de Silves.

As obras nas zonas laterais desta futura rotunda têm estado a avançar a bom ritmo, com terraplanagens, tanto do lado das instalações da Cerâmica Vala, como junto à antiga Estalagem S. Jorge.

Ao que o Sul Informação apurou junto de fonte das RAL, foi o mais moroso processo de expropriação do terreno antes pertencente às Cerâmicas Vala que atrasou o arranque das obras.

No caso da Estalagem de S. Jorge, fechada há décadas, fonte das Infraestruturas de Portugal adiantou ao nosso jornal que o edifício em si não será afetado pelas obras, uma vez que se localiza «numa zona que ficará limítrofe à rotunda em questão».

No entanto, já foram demolidas «algumas benfeitorias», como uma «estrutura em mau estado de conservação» e parte da «vedação e murete», tendo ainda sido retirado muito «arvoredo», parte dele que tinha crescido de forma livre desde o fecho da antiga unidade hoteleira à beira da EN125.

Esta nova rotunda de Pêra vai acabar com os dois perigosos cruzamentos na EN125, na zona desta localidade do concelho de Silves, onde já se deram tantos acidentes ao longo dos anos, muitos deles mortais.

Todas as intervenções no troço de 120 quilómetros da estrada, entre Lagos e Olhão, deverão estar totalmente terminadas até ao final do ano, se se cumprirem as promessas feitas.

Além das obras na nova rotunda de Pêra, nas zonas laterais à EN125 continuam a decorrer trabalhos na rotunda das Benfarras (pavimentos), bem como nas duas rotundas à entrada e à saída da Patã e ainda na de Vale Lousas. Aqui trata-se de acabar os acessos das estradas secundárias.

 

 

Comentários

pub