Monchique, Aljezur e São Brás de Alportel ganham novas equipas de Sapadores Florestais

Monchique, Aljezur e São Brás de Alportel têm uma nova equipa de Bombeiros Sapadores Florestais, após aprovação de candidaturas a […]

Monchique, Aljezur e São Brás de Alportel têm uma nova equipa de Bombeiros Sapadores Florestais, após aprovação de candidaturas a um programa lançado pelo Governo. 

A cerimónia de apresentação das 20 novas equipas de Sapadores Florestais, em todo o país, decorreu esta quinta-feira, 3 de Agosto, em Oliveira do Hospital.

Em Aljezur, a nova equipa pertence à Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (ASPAFLOBAL), ao passo que a de Monchique é da Associação de Municípios “Terra do Infante”. Por fim, a de São Brás é da Câmara Municipal.

Aliás, foi das mãos de António Costa que Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, recebeu a chave da viatura, totalmente equipada, que servirá a nova equipa.

«Esta é uma conquista muito importante para São Brás de Alportel porque vem reforçar a nossa capacidade de defesa da floresta e de proteção das nossas populações. O nosso plano de ação de prevenção de incêndios está a partir de agora ainda mais reforçado, o que nos deixa muito satisfeitos. A floresta precisa de todo o nosso esforço e de todos os cuidados na sua defesa», disse o edil.

«Num concelho em que três terços do território são constituídos por área serrana, onde o património natural é uma das nossas maiores riquezas e potencialidades, a prevenção é a nossa maior prioridade», acrescentou.

A aprovação da candidatura vai criar cinco postos de trabalho que «em permanência estarão no terreno, a proteger o território e as populações».

Além da viatura devidamente equipada, no valor de 40 mil euros, o município de São Brás de Alportel recebeu, por parte do Governo, o apoio financeiro que permitirá fazer face, durante os primeiros cinco anos, às despesas necessárias para a constituição de uma equipa de cinco sapadores florestais municipais.

Esta equipa trabalhará durante todo o ano na gestão e defesa da floresta, desenvolvendo trabalhos de manutenção e limpeza, e também de vigilância durante o período crítico de prevenção de incêndios florestais.

Nesta cerimónia também estiveram Capoulas Santos, ministro da Agricultura, e o algarvio Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas.

 

Comentários

pub