«Missão Eletrão» já está a ajudar as corporações de bombeiros do Algarve a comprar material

As corporações de Bombeiros dos Algarve receberam cerca de 14.500 euros para aquisição de material, desde a sua adesão ao […]

As corporações de Bombeiros dos Algarve receberam cerca de 14.500 euros para aquisição de material, desde a sua adesão ao projeto «Missão Eletrão» da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E), em Maio de 2015. Até ao final do primeiro semestre de 2017, foram recolhidos nos quartéis aderentes 194 toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).

Este projeto tem uma finalidade dupla: garantir que este tipo de resíduos são encaminhados para reciclagem, ao mesmo tempo que se angaria fundos para a compra «de materiais imprescindíveis no combate aos incêndios na região», segundo a Algar, empresa responsável pela gestão de resíduos no Algarve e dinamizador local do projeto da Amb3E .

Além de equipamentos elétricos e eletrónicos, como televisões, rádios, frigoríficos,  máquinas de lavar e afins, também podem ser entregues nos quartéis lâmpadas e pilhas.

«Cada quartel aderente está equipado com um contentor para a deposição de grandes eletrodomésticos, caixas apropriadas para a recolha de pilhas e pontos eletrão para colocação de lâmpadas e REEE de menor dimensão, como varinhas mágicas, telemóveis, aparelhos de música, entre muitos outros», segundo a Algar.

Ao todo, a Algar espalhou pelas 17 corporações da região 48 contentores. A empresa também garante «a articulação dos meios de recolha e o encaminhamento dos resíduos para as Unidades de Valorização e Tratamento da rede da Amb3E».

«A participação ativa da população tem sido crucial para o sucesso desta campanha», concluiu a Algar.

Comentários

pub