Mickael Carreira dá concerto em Castro Marim

Mickael Carreira vai dar um concerto no próximo dia 15 de Agosto, às 22h30, em Castro Marim, integrado nas Festas […]

Mickael Carreira vai dar um concerto no próximo dia 15 de Agosto, às 22h30, em Castro Marim, integrado nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, a realizarem-se de 11 a 15 deste mês.

O coração da vila de Castro Marim volta a viver esta celebração que, depois de 18 anos, voltou o ano passado ao seu local original, junto à Igreja Matriz.

«As manifestações religiosas são o ponto alto das Festas, mas o programa é rico e diversificado, envolvendo, como não podia deixar de ser, a animação musical, o artesanato, a etnografia e também a gastronomia», diz a Câmara de Castro Marim.

As comemorações deste ano começam às 19h00 de dia 11 de Agosto, sexta-feira, com uma Color Run, com ponto de partida no Polidesportivo de Castro Marim. Segue-se, às 20h00, uma Festa da Espuma, com DJ, no mesmo local.

Os eventos deste dia assinalam o Dia Internacional da Juventude, que oficialmente se celebra a 12 de Agosto, este ano à luz do tema “Jovens construindo a paz”, e cujo objetivo passa pela promoção de estilos de vida saudáveis e da prática desportiva. As comemorações do Dia Internacional da Juventude são fruto de uma proposta de um grupo de jovens de Castro Marim, em parceria com a Rodactiva e o Motoclube “Os Piratas”.

A abertura da Feira de Artesanato e Etnografia retoma os festejos no dia 12 de Agosto, sábado, às 20h00. «É noite de baile, com Fábio Vicente, e de assistir ao admirável espetáculo do grupo de dança das ARUTLA (22h00), cuja performance tem granjeado o mérito de anos de esforço e dedicação, conduzidos pela professora Laura Pook e pelo Clube Recreativo Alturense», diz a autarquia castromarinense.

No domingo, dia 13 de Agosto, a animação musical fica a cargo do grupo de baile “Gerações”. O grande destaque da noite é o concerto de “Baby Lores & Luís” (Gomes), candidato à Assembleia Municipal de Castro Marim, com músicas que vão desde o reggaeton à pop eletrónica.

As celebrações continuam no dia 14 de Agosto, segunda-feira. Em palco estará o grupo “ALBuhera”, um grupo que privilegia a fusão de sonoridades, com raízes na música tradicional portuguesa, mais particularmente no fado. Como nas outras noites, não faltará o baile popular, desta vez com Zé Aníbal.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm o seu ex-libris na terça-feira, dia 15 de Agosto, o dia da padroeira. As celebrações começam cedo, às 8h30, com os momentos solenes da arruada, pela Banda Musical Castromarinense, e o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho.

Às 10h00 iniciam-se as cerimónias religiosas, com a recitação do terço e uma missa solene na Igreja Matriz, retomadas depois às 19h00, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires deixar a Igreja Matriz e percorrer em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria.

Este será também o dia do início do torneio anual de futsal “Nelson Solá”, marcado para as 9h00, homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.

Comentários

pub