Louletano lança novo programa de formação e passa a aceitar crianças com 3 anos

O Louletano Desportos Clube (LDC) vai passar a aceitar crianças de 3 anos nos seus escalões de formação de futebol. […]

O Louletano Desportos Clube (LDC) vai passar a aceitar crianças de 3 anos nos seus escalões de formação de futebol. O clube de Loulé lançou um novo programa de aprendizagem motora dirigido aos mais pequenos, que começa nesta modalidade, mas «pode ser direcionado para qualquer outra».

Em Portugal, lembra o Louletano, a iniciação desportiva é feita «em idades cada vez mais precoces». E se, numa fase inicial, a oferta disponibilizada para bebés e crianças de tenra idade estava ligada à natação, há outras modalidades que se prestam a esta tarefa.

«A generalidade dos movimentos feitos no meio aquático, são possíveis de realizar no meio terrestre, em condições mais naturais e mais facilitadoras para as crianças, facto que tem levado os grandes clubes nacionais (FC Porto e SL Benfica, entre outros) a implementar este programa nas suas instituições», segundo o LDC.

O clube algarvio está agora a seguir o mesmo caminho. As atividades que serão disponibilizadas às crianças mais novas visam estimular o desenvolvimento «das bases do reportório motor (domínio do próprio corpo), para depois serem integradas nas diferentes etapas de ensino do futebol (Metodologia da escola de futebol do LDC) ou de outra qualquer modalidade desportiva».

Entre as ações a desenvolver, contam-se «atividades lúdicas, jogos de pequena organização, jogos de regras, jogos espaço-temporais, jogos pré-desportivos e circuitos coordenativos visando fundamentalmente o desenvolvimento das capacidades motoras, bem como algumas habilidades relacionadas com o Futebol».

«As aulas para estas crianças serão realizadas num ambiente de aprendizagem rico em materiais, por exemplo, com bolas de diferentes tamanhos, cores e para que as crianças tenham o maior numero de experiências motoras possível. O clube irá contar com técnicos especializados e com formação académica, essencial para o trabalho com jovens de tão tenra idade», concluiu o Louletano.

Comentários

pub